Direcção
Direção: Dra. Maria Dulce Gonçalves
Coordenador responsável Hospital de Egas Moniz: Dra. Ana Maria Almeida
Coordenador responsável Hospital de Santa Cruz: Dra. Maria Luísa Fernandes Martins
Coordenador responsável Hospital de São Francisco Xavier: Dra. Maria Dulce Gonçalves
Corpo Clínico
A Equipa de Serviço Social do Centro Hospitalar Lisboa Ocidental (CHLO) conta atualmente com uma coordenação (sediada no Hospital de São Francisco Xavier) dependente da Administração, responsáveis de equipa e técnicos de serviço social que se encontram distribuídos respetivamente por Unidades Hospitalares e Serviços de Ação Médica do CHLO.
A Equipa de Serviço Social é constituída por técnicos com formação superior, em Serviço Social ou Política Social.
Organograma do Serviço Social do CHLO
Actividade Assistencial
O Serviço Social do Centro Hospitalar Lisboa Ocidental tem a sua existência à data do próprio Centro Hospitalar, 30 de dezembro de 2005. Está integrado no universo de serviços de Apoio à Acão Médica do mesmo – nas três unidades hospitalares: Hospital de São Francisco Xavier (HSFX), Hospital de Egas Moniz (HEM) e Hospital de Santa Cruz (HSC).
Em cada unidade hospitalar, o Serviço Social foi implementado à data da abertura de cada instituição, sendo que nestas unidades a intervenção era já desempenhada de uma forma semelhante, embora cada uma tivesse particularidades ajustadas à cultura e ao fim de cada organização.
O Serviço Social do CHLO constitui-se como uma área específica, de intervenção individual, familiar, institucional e comunitária, cujos valores assentam em princípios ético-humanistas, que se inscrevem no ideal comum de Homem e Sociedade proclamada na Declaração dos Direitos Humanos (1948). Tem como principal missão a prestação de apoio psicossocial e proteção a cidadãos em situação de fragilidade e dependência, fomentando a promoção da saúde, a prevenção e o processo capacitador tendente à inclusão e/ou reabilitação social.
A nossa intervenção está vocacionada para problemas sociais de exclusão (processos de privação), de desfiliação (processos condutores à desqualificação) e de vulnerabilização social, que mediante práticas profissionais de mediação e de empowerment, procura potencializar a cidadania do indíviduo e a sua integração social, na promoção do bem-estar.
Visão
Procurar a melhoria da qualidade visando a satisfação plena do cliente, nomeadamente identificando novas necessidades dos doentes e dos Serviços de Ação Clínica, como fonte de inovação do apoio presentemente prestado e de orientação para a construção de novas formas intervenção na área do Serviço Social.
Valores
Os valores orientadores da intervenção, estão alinhados com o Regulamento Interno CHLO e com o Código de Ética publicado pela Associação de Profissionais de Serviço Social (APSS), filiada na Federação Internacional de Assistentes Sociais (FIAS), que se inscrevem nos seguintes itens:
“No exercício da atividade profissional uma conduta responsável e ética, intervindo para o bem-estar dos doentes e do meio onde estes se integram. No vínculo a valores fundamentais como a salvaguarda dos direitos humanos e dignidade humana, o respeito pela liberdade individual, pelo exercício da cidadania, da solidariedade, da equidade e da justiça social, para o desenvolvimento do bem-estar e da realização da saúde na promoção, prevenção, diagnóstico, tratamento, acompanhamento e reabilitação.”
Carta de Ética dos Assistentes Sociais na Saúde Hospitalar - consulte aqui
O que fazemos
Compete ao Serviço Social enquanto serviço de apoio à ação clínica:
“a) Contribuir para a humanização e qualidade dos serviços do Centro Hospitalar;
b) Assegurar o apoio psicossocial dos utentes do Centro Hospitalar e exercer funções de estudo, conceção e adaptação de métodos técnico-científicos nesta área;
c) Articular, com as redes sociais de suporte, as necessidades dos utentes do Centro Hospitalar;
d) Prevenir, evitar e minimizar casos em que a alta clínica possa não coincidir com a alta social;
e) Assegurar a estatística do serviço de acordo com as normas em vigor” Artº 38, nº 4 do Regulamento Interno do Centro Hospitalar Lisboa Ocidental."
Caracterização por unidade do CHLO:
Hospital de São Francisco Xavier
Ensino e Investigação
Para além da atividade assistencial o Serviço Social do Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental possui protocolos com universidades participando na formação curricular de alunos.
Acesso e Contactos
O Serviço Social está disponível em todos os serviços do CHLO de 2ª a 6ª feira, das 09h00 às 16h00
Hospital de Egas Moniz - localização
Secretariado: 21 0432413/210432602
Localização: edifício das consultas externas, piso 1
Responsável da Equipa: 210 432 602
Secretariado: 210 432 413 | 210 432 415/4/2/1 | 210 432 601
Hospital de Santa Cruz - localização
Localização: O Serviço Social está distribuído por quatro gabinetes
Gabinete 1 (piso 3) - Responsável da Equipa e apoio à Cirurgia Geral: 210 433 109
Gabinete 2 (piso 2) - Apoio à Nefrologia: 210 433 092
Gabinete 3 (piso 4) - Apoio à Cardiotorácica: 210 433 118
Gabinete 4 (piso 5) - Apoio à Cardiologia: 210 433 135
Hospital de São Francisco Xavier - localização
Secretariado: 210431087
Localização: O Serviço Social está distribuído por vários gabinetes/pisos, respetivamente:
Gabinete da Responsável de Equipa: 210 431 429
Gabinete do Apoio à Urgência Geral: 210 431 347
Gabinete do Apoio às Medicinas III e IV e à Cirurgia Geral: 210 431 390/ 210 431 149
Gabinete do Apoio à Oncologia e à Hematologia: 210 431 987
Gabinete do Apoio à Ortopedia e Hospitalização Domiciliária: 210 431 305
Gabinete do Apoio à Unidade de Medicina Ambulatória e Consulta de Cirurgia: 210 431 150
Gabinete do Apoio à Área Materno-Infantil: 210 431 444
Gabinete do Apoio à Pedopsiquiatria: 210 431 555