Corpo Clínico
Médicos: Diretor de Serviço /Assistente Graduado Sénior:
Dr. José Gomes Esteves Coordenadores Locais:
Dra. Maria Susana Fevereiro Ribeiro
Assistentes Graduados Séniores:
HEM
Dr. José Gomes Esteves
Dra. Maria do Céu Sousa Lobo
Assistentes Graduados: HEM Dra. Carla Cordeiro Caldeira HSFX
Dr. Fernando Dias Francisco
HSC
Dra. Maria Susana Ribeiro Dra. Maria Lopes Alves
Assistentes Hospitalares: HEM
Dra. Rita Pardal
Dra. Mariia Dobrianska
HSFX
Dra. Yuliya Vasylenko
Dra. Ana Isabel Machado
HSC Dr. Joaquim Varandas
Dra. Raquel Gomes Lopes
Dr. Filipe Estevão Caldeira
Assistentes Hospitalares (em regime de prestação de serviços):
HSFX e HEM
Dra. Nataliia Demidenko
Dr. Román Noriega
Internos em Formação Complementar: HEM Dr. Gustavo Godinho
Dra. Erika Fernandes
HSFX
Dra. Eunice Parcelas Graça
Dra. Joana Melo Ribeiro
|
Farmacêutica (Ramo laboratorial) HEM Dra. Ana Cristina Tomás Mello Silva
Técnicos Superiores de
Técnica SubCoordenadora Local: HEM Crisanta Rendall Serra HSFX Dora Cristina Salvador HSC Elsa Maria Leitão Técnicos:
HEM
Ana Mercês Godinho Ana Patrícia Carvalho Carla Manuela Oliveira Celeste Maria Ferreira Crisanta Rendall Serra Maria Emanuel Nunes Maria Lurdes Luisa
HSFX
Ana Cristina Vargas Ana Cristina Silva Carla Pires Rodrigues Dora Cristina Salvador José Ramalho Roques Joana Dias Meda Margarida Matos Pontes Olga Prates Prestes Paulo Alves Rana Rosalina Martins Farinha Sérgio Manuel Matos Ricardo Salvadinha HSC
Anabela Santos Silva Carla Maria Santos Elsa Maria Leitão Fernanda Maria Coelho Joaquim Galharda José António Pecegueiro Luís Miguel Monteiro Sara Gomes
|
Assistentes Técnicos HEM
Liete Gonçalves (Microbiologia) Luisa Maria Rabasqueira Maria do Rosário Nunes HSFX
Mónica Vicente
HSC Maria Fernanda Correia Martins Dora Ramos
Assistentes Operacionais
HEM
Elsa Maria Pessoa Ana Sofia Fragoso HSFX
Maria de Fátima Garcia
HSC
Rosa Maria Almeida Maria Piedade Rocha Valentina Costa
|
Actividade Assistencial
O Serviço de Medicina Transfusional do Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental, E.P.E. (CHLO) tem a certificação
O SMT,CHLO posiciona-se dentro da organização de uma forma personalizada e interactiva, tentando fornecer uma resposta eficaz, pronta e atempada e apresenta as seguintes linhas de orientação geral:
- Actividade assistencial, com duas vertentes: clínica e laboratorial;
- Marcado pendor clínico na orientação, decisão e seguimento do acto médico de hemoterapia;
- Cobertura médica e técnica permanente do Serviço, em regime de prevenção e presença física;
- Rentabilização dos recursos existentes, recebendo, também, pedidos de execução de análises e consultas de várias organizações externas ao CHLO;
- Actividade formativa no âmbito das diversas carreiras de profissionais de saúde e manutenção da actividade científica e de investigação.
- Ausência de lista de espera na consulta externa no SMT,CHLO, Satisfação dos pedidos analíticos em tempo útil,
- Elevado grau de satisfação dos
A sua actividade assistencial está descrita na Carteira de Serviços do Serviço de Medicina Transfusional, aprovada em 10.03.2022 pelo Exmo. Conselho de Administração do CHLO e a seguir mencionada.
1. Actividade Clínica
O especialista hospitalar de Imunohemoterapia tem cada vez mais um papel de parceria clínica, assente na capacidade de observar doentes, dialogar com outros especialistas, dar sugestões diagnósticas e orientar terapêuticas.
A importância transversal da Medicina Transfusional em relação a múltiplas áreas médicas e cirúrgicas advém da necessidade de dar resposta às diferentes solicitações de doentes que encontram nesta área o suporte científico adequado ao seu tratamento, como, por exemplo, a aférese terapêutica, dando uma resposta efectiva a todas as solicitações nesta área específica de actuação do SMT,CHLO.
Relembre-se que a utilização clínica adequada de componentes sanguíneos é uma área emblemática da Imuno-hemoterapia. Aqui se cruzam os conhecimentos específicos sobre a biologia dos componentes, com o conhecimento da fisiopatologia das situações em causa, de modo a disponibilizar ao doente a intervenção terapêutica mais adequada, assim como, a avaliação de estratégias alternativas à terapêutica transfusional. Por outro lado, hoje mais do que nunca é imperioso ter em mente a noção de que o sangue é um recurso escasso, a justificar nos planos clínico, económico e ético o maior empenho no seu uso racional
De referir, também, que a área da Imuno-hemoterapia está por excelência vocacionada para a orientação diagnóstica, acompanhamento e manuseamento terapêutico de doentes com patologia trombótica e/ou hemorrágica, patologia do glóbulo vermelho, algumas perturbações hematopoiéticas e alterações do metabolismo do ferro e do heme.
2. Actividade Laboratorial
A área de intervenção laboratorial do Serviço é representada pelo Laboratório de Imunohematologia e Transfusão.
Como sector integrante e de primordial importância num SMT,CHLO, o Laboratório de Imunohematologia e Transfusão é qualificado como um sector clínico-laboratorial, de acordo com as duas vertentes que o compõem
O Laboratório de Imunohematologia e Transfusão está integrado nos programas de controlo de qualidade externo nacional do Centro Regional Sul do Instituto Português de Sangue e de Transplantação,I.P. e internacional “UKNEQAS- UK National External Quality Assessment Scheme for Blood Transfusion Laboratory Practice” (neste último nas componentes imunohematológica e hematologia).
3.Actividade Formativa e Científica
São frequentadas e realizadas várias acções de formação destinadas às diversas classes profissionais do Serviço, incluindo formação a TSDT que estagiaram no SMT,CHLO.
Para além da formação de Internos da Especialidade de Hematologia Clínica e Patologia Clínica, que está incluída nos seus programas de Estágios da Especialidade, foi dada também formação a Internos do Ano Comum.
Em colaboração com outras Instituições Hospitalares da região de Lisboa e Vale do Tejo, deu-se início a um programa de Reuniões Inter-hospitalares para Internos de Imunohemoterapia, com periodicidade trimestral, sempre que exequível. Tais reuniões foram todavia interrompidas, pela situação pandémica entretanto instalada
O Serviço tem procurado manter a sua actividade científica, que se traduz em comunicações científicas a outros Serviços dentro do CHLO, na publicação de artigos em livros e revistas científicas da área e várias comunicações em Reuniões, Congressos e Simpósios nacionais e internacionais.
Ensino e Investigação
O Serviço de Medicina Transfusional, dentro das suas áreas de actuação, proporciona formação a Médicos Internos de outras Especialidades, nomeadamente Hematologia Clínica e Patologia Clínica e Médicos do ano Comum, assim como a outros grupos profissionais, incluindo TACSP e Enfermeiros.
Acesso e Contactos
Direção: 210 432 019
Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Hospital Egas Moniz - localização
Coordenador: 210 432 670
Secretariado: 210 432 015
Fax: 210 432 016
Laboratório: 210 432 018
Hospital São Francisco Xavier - localização
Coordenador: 210 431 735
Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Secretariado: 210 431 725
Fax: 210 431 733
Laboratório: 210 431 732 / 210 431 717
Hospital Santa Cruz - localização
Coordenador: 210 433 243
Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Secretariado: 210 433 191
Fax: 210 433 246
Laboratório: 210 433 192 / 210 433 193