Direcção
Diretora Interina: Dra. Lucília Monteiro
Técnico Coordenador: Téc. Helena Aleixo
Administrador Hospitalar: Dra. Celeste Silva
Actividade Assistencial
Apresentação
A Anatomia Patológica é uma especialidade médica laboratorial cujo objetivo principal é o diagnóstico morfológico através da observação de células e tecidos, de lesões médicas e cirúrgicas. Para além do diagnóstico, determina o prognóstico e permite orientar a terapêutica.
O Serviço de Anatomia Patológica (SAP) do Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental (CHLO) resulta da fusão e integração, em janeiro de 2008, dos Serviços de Anatomia Patológica do Hospital de Egas Moniz, do Hospital de Santa Cruz, do Hospital de São Francisco Xavier e do Laboratório de Dermatopatologia do Serviço de Dermatologia do extinto Centro de Dermatologia Médico Cirúrgico da ACSS III.
O SAP recebe e analisa todo o material histológico (biópsias e peças cirúrgicas), citológico (citologias aspirativas, esfoliativas, ginecológicas e não ginecológicas), realiza exames intraoperatórios e autópsias clínicas proveniente dos vários serviços do centro hospitalar. Tem ainda acordos com entidades externas nas áreas da Fetopatologia, Dermatopatologia e Imunocitoquímica.
O SAP é responsável pelo Registo Oncológico de todo o centro hospitalar em estreita colaboração com o Registo Oncológico Nacional.
Consideramos que o Serviço tem Profissionais preocupados com a melhoria contínua da qualidade, com elevada diferenciação técnica a par de um elevado espírito de Missão.
Presentemente é constituído por 5 Médicos Especialistas, 3 Médicos em Formação Específica, 19 Técnicos de Diagnóstico e Terapêutica, 5 Assistentes Técnicos e 5 Assistentes Operacionais.
Missão
É missão do Serviço de Anatomia Patológica dar uma resposta de qualidade em tempo útil, por forma a responder às necessidades diagnósticas dos utentes inscritos no CHLO.
Tem um elevado respeito pela Ética Profissional, promove o Trabalho em Equipa visando a satisfação dos Utentes e dos Profissionais, garantindo os Direitos e Deveres do Utente (Lei n.º 15/2014).
Visão
O Serviço tem-se centrado na progressiva diferenciação em vários domínios, por forma a ser reconhecido na sua área de actuação.
A disponibilidade para cooperar com outros Serviços e Centros tem sido enriquecedora, favorecendo sinergias de actuação bem como a valorização do próprio serviço.
Objetivos
A promoção e garantia da qualidade em todos os procedimentos realizados no Serviço são pressupostos de base, como tal integramos presentemente o Programa “Estratégia Nacional para a Qualidade em Saúde” promovido pela Direção-Geral da Saúde.
Histopatologia
Observação Macro e Microscópica de material biológico retirado por:
- Biópsias(pequenas amostras resultantes de endoscopias digestivas, colonoscopias, broncoscopias, transplantes ou de pequenas cirurgias, por exemplo retalhos de pele);
- Peças cirúrgicas(resultantes da ressecção de órgãos como vesicula biliar, útero, estómago, próstata, tumores);
- Exames Intraoperatórios(também chamados Exames Extemporâneos efectuados durante os actos operatórios para orientação e/ou decisão cirúrgica).
Histoquímica
Técnica que, através de reações químicas, permite evidenciar determinados constituintes celulares, depósitos exógenos e microorganismos.
Imunocitoquímica
É uma técnica que permite identificar componentes celulares específicos através de reações antigénio-anticorpo. É importante para o completo diagnóstico anatomopatológico, bem como para orientação terapêutica.
Patologia Molecular
A Patologia Molecular é a área da Anatomia Patológica que se debruça sobre a caracterização das doenças para lá do visível ao microscópio e à escala molecular.
No SAP-CHLO dispomos de técnicas de imunohistoquímica, hibridização in situ e PCR em tempo real, esta última aplicável em tumores sólidos e sangue periférico (biópsia líquida). Estas técnicas permitem a pesquisa de mutações genéticas no cancro, identificando aqueles que são susceptíveis de serem alvo de terapêuticas personalizadas, levando a melhores resultados terapêuticos e maior qualidade de vida para os doentes.
Citopatologia
Estudo da patologia ao nível celular, ou seja, as alterações induzidas por processos patológicos.
Citologia Esfoliativa – Análise de células descamadas (esfoliadas), obtidas a partir de superfícies anatómicas (naturalmente ou com auxílio de meios técnicos).
- Ginecológica – Exame de rastreio do cancro do colo do útero, também conhecido como teste de Papanicolaou. Pode ser efectuado em lâminas (esfregaços) ou em meio líquido. Em ambos, a colheita é realizada da mesma forma. Posteriormente, é elaborado um relatório segundo o Sistema de Bethesda.
- Não Ginecológica – Exame que inclui a análise de amostras do aparelho respiratório (escovado brônquico, lavado broncoalveolar, secreção brônquica); líquidos de cavidades serosas (ascítico, pericárdico e pleural); urina e líquido cefalorraquidiano, entre outras.
Citologia Aspirativa por Agulha Fina (CAAF) – Exame rápido e pouco invasivo, no qual, através da aspiração, se obtém material para diagnóstico citológico. Pode ser utilizado em lesões palpáveis e não palpáveis (nestas últimas com recurso a controlo imagiológico).
Fetopatologia
Atividade que tem como objetivo o esclarecimento das causas de morte fetal e perinatal, assim como, o estudo de Síndromes Polimalformativos contribuindo para um diagnóstico final completo em cada caso, o que permite um Aconselhamento Genético adequado a cada situação e o planeamento de uma nova gravidez.
O setor da Fetopatologia do CHLO está inserida na Rede Nacional de Diagnóstico Prénatal (DPN) e presta apoio a vários Centros DPN de nível 2 da região sul do país.
Tanatologia
É um procedimento médico que consiste no estudo macro e microscópico das causas clínicas que direta e indiretamente contribuíram para a morte do individuo permitindo entender os mecanismos da sua atuação.
Ensino e Investigação
O Serviço de Anatomia Patológica tem uma participação ativa nas reuniões semanais de decisão terapêutica, nas reuniões anátomo-clínicas e tem uma interação dinâmica com os outros serviços hospitalares.
O Serviço tem também um papel importante na formação pré-graduada em Anatomia Patológica, na formação de Técnicos de Diagnóstico e Terapêutica na área da Anatomia Patológica e na formação específica de Médicos Especialistas em Anatomia Patológica e noutras especialidades.
Em termos científicos, o Serviço intervém com regularidade em reuniões e congressos nacionais e internacionais com a apresentação de trabalhos e publicações de artigos em revistas nacionais e internacionais.
Acesso e Contactos
Hospital Egas Moniz - localização Tel.: 210 432 004 Atendimento ao Público: 09h00 às 16h30 |
Hospital Santa Cruz - localização Tel.: 210 433 276 Atendimento ao Público: 09h00 às 16h00 |
Hospital S. Francisco Xavier - localização Tel.: 210 431 253 Atendimento ao Público: 09h00 às 16h30 |
Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Horário de funcionamento: 08h30 às 17h30 (2ª a 6ª feira)
Guias Informativos
Carteira de Serviços e Tempos de Resposta- consulte aqui
Atendimento ao Público - consulte aqui
Citologia Aspirativa por Agulha Fina - Folheto Informativo - consulte aqui
Segunda Opinião em Anatomia Patológica - consulte aqui
Autorização de Levantamento de Exames por Terceiros - consulte aqui
Pedido de Levantamento de Exames pelo Próprio - consulte aqui