Direcção
Direção: Prof. Doutor Jaime C. Branco
Enfermeira Gestora: Enfª Isabel Maria Pedrosa Simões
Administrador Hospitalar: Dra. Ana Infante
Corpo Clínico
Médicos: Diretor de Serviço: Professor Doutor Jaime Cunha Branco
Coordenadora de serviço: Dra. Manuela Costa
Assistentes Hospitalares Graduados: Prof. Doutor Fernando Pimentel Dra. Paula Araújo Prof. Doutora Ana Filipa Mourão Dra. Inês Crispim
Assistentes Hospitalares: Dra. Maria João Gonçalves Prof. Alexandre Sepriano Dra. Carina Lopes
Internos: Dra. Ana Bento da Silva Dra. Maria Helena Lourenço Dra. Laura Gago Dra. Mariana Emilia Dra. Ana Catarina Moniz Dra. Sara Rodrigues Dr. Daniel Melim (CHUF)
|
Enfermeira: Fátima Pereira
|
Actividade Assistencial
ACTIVIDADE ASSISTENCIAL
O Serviço de Reumatologia do Hospital Egas Moniz (HEM) do CHLO, EPE, criado em 17 de novembro de 1992 pelo Prof. Doutor Jaime Cunha Branco e Dr. António Alves Matos tem, desde a sua fundação, como objetivos principais promover o diagnóstico, seguimento e tratamento das Doenças Reumáticas e Musculosqueléticas (DRM), de acordo com as boas práticas clínicas, de forma eficiente e com cuidados reumatológicos de excelência.
A atividade assistencial abrange os seguintes setores: consulta de reumatologia, consulta de reumatologia pediátrica, consulta de espondilartrites, consulta multidisciplinar, técnicas de diagnóstico e terapêutica em reumatologia com ou sem fluoroscopia, ecografia musculosquelética, procedimentos ecoguiados, hospital de dia, internamento e apoio aos doentes internados noutros serviços do hospital.
O serviço está vocacionado para abordagem das diferentes doenças reumáticas, tais como: artrite reumatóide, espondilartrites, artrite psoriásica, lupus eritematoso sistémico, vasculites, esclerose sistémica, síndrome Sjögren, osteoartrose, artrites microcristalinas, patologia do pé, osteoporose, doença óssea de Paget, doença de Dupuytren, entre muitas outras que constituem a vasta lista de doenças reumáticas.
A consulta de reumatologia é uma importante área de intervenção da especialidade de Reumatologia. O diagnóstico precoce e a instituição atempada da terapêutica são as prioridades de atuação do reumatologista, sendo deste modo fundamental uma resposta célere e eficiente às solicitações, mas mantendo sempre os padrões e a excelência na assistência ao doente.
O serviço dispõe de espaço próprio para efetuar consultas durante os períodos da manhã e tarde, com apoio de enfermeira e administrativos.
A consulta de reumatologia pediátrica efetua-se no Hospital São Francisco Xavier para uma maior proximidade com o serviço de pediatria.
As diferentes técnicas reumatológicas são de uma extrema relevância no diagnóstico, seguimento e tratamento do doente. A qualidade é o valor principal deste ato clínico. Esta intervenção requer uma diferenciação técnico-científica e a necessidade de uma atualização contínua de forma a manter padrões superiores de qualidade.
A execução das técnicas reumatológicas de diagnóstico e terapêutica divide-se em 5 grupos de acordo com as condições físicas do hospital: técnicas que são realizadas no gabinete de técnicas reumatológicas (infiltração periarticular, punção de bolsas serosas, infiltração intra-articular, artrocentese, sinoviortese, viscossuplementação articular, mesoterapia, aponevrotomia percutânea na doença de Dupuytren, caracterização do liquido sinovial e identificação de cristais por microscópio óptico de luz polarizada); técnicas realizadas no bloco operatório na sala de pequena cirurgia com apoio de enfermeira (biópsia da membrana sinovial, biópsia das glândulas salivares, biópsia musculo, biópsia da fáscia muscular e biópsia da gordura abdominal; artroclise); técnicas com apoio fluoroscópio realizadas no serviço de radiologia e com apoio de enfermeira (artrografia, sinoviortese, viscossuplementação e infiltração intra-articular); técnicas com ecógrafo (ecografia musculosquelética e procedimentos ecoguiados); videocapilaroscopia.
O hospital de dia em reumatologia é um setor que tem atualmente um elevado impacto na assistência ao doente reumático. É a unidade que tem como objetivo prestar cuidados de saúde a doentes durante curtos períodos (horas), os quais não podem ser efetuados em ambulatório, mas que não justificam um internamento. Do ponto de vista organizacional e gestão clinica requer uma estrutura física e recursos humanos que garantam a eficiência, qualidade e segurança ao doente. Estas unidades proporcionam uma intervenção custo-efectiva, associada a uma melhor qualidade de vida e satisfação do doente.
O internamento é uma área fundamental para assegurar a qualidade assistencial do serviço. Esta unidade tem como objetivo responder às solicitações dos reumatologistas cujos doentes seguidos na consulta ou noutro serviço, necessitem de intervenção diagnóstica ou terapêutica que determine um internamento.
A assistência a doentes internados noutros serviços com suspeita de doença reumática, com comorbilidade associada a doença reumática ou quaisquer outras dúvidas diagnósticas ou terapêuticas é da responsabilidade de um especialista. Esta é uma atividade de consultadoria que tem como objetivo partilhar informação entre as diferentes especialidades hospitalares, promover o enriquecimento científico com benefício para o doente.
Ensino e Investigação
Ensino
O Serviço de Reumatologia do CHLO - Hospital Egas Moniz está associado ao ensino de diversas unidades curriculares do 1º ciclo de estudos do Mestrado Integrado em Medicina da Nova Medical School, Universidade Nova de Lisboa. As especialidades Médico-Cirúrgicas I (4º ano) têm como regente o Professor Doutor Jaime C. Branco e como coordenador da Reumatologia o Prof. Doutor Fernando Pimentel dos Santos. As aulas teórico-práticas e práticas de reumatologia decorrem no Serviço de Reumatologia do CHLO-HEM.
Colaboramos, também, nas Unidades Curriculares de Introdução à Prática Clínica (2º ano), Mecanismos Moleculares de Doença (5º ano), Medicina Desportiva e Dor (Regente Professor Doutor Jaime C. Branco).
No 2º Ciclo, somos coordenadores do Mestrado de Fisioterapia em condições musculosqueléticas, em parceria com o Instituto Politécnico de Setúbal.
Participamos, também, no 3º Ciclo, colaborando no Curso de Doutoramento em Medicina.
O ensino no Serviço de Reumatologia estende-se ainda à formação pós-graduada, com idoneidade total na formação específica em Reumatologia e ainda temos a responsabilidade na formação pós-graduada em Reumatologia de outras especialidades.
Organizamos também vários cursos de formação pós-graduada em Reumatologia de que são exemplos o Curso de Reumatologia Prática para Cuidados Primários e a participação na Escola Primavera e/ou Outono da APMGF com o curso de Reumatologia.
Investigação
Uma área fundamental na prática da reumatologia moderna assenta na investigação clínica. O Serviço de Reumatologia dispõe de uma Unidade de Investigação que envolve a equipa médica, de enfermagem, administrativos e uma coordenadora de ensaios clínicos.
Esta equipa multidisciplinar torna possível a realização de ensaios clínicos propostos pela Industria Farmacêutica, o que permite aos doentes o acesso a fármacos inovadores. Estes produtos são disponibilizados após obtenção do consentimento informado por parte do doente e seguindo rigorosos critérios de seleção e de monitorização.
Vários projetos de iniciativa do próprio serviço estão também a decorrer em áreas selecionadas nomeadamente na osteoartrose e nas doenças reumáticas inflamatórias. Pretende-se com estes projetos contribuir para a identificação de novos métodos que permitam estabelecer o diagnóstico de forma mais precoce, para estabelecer o prognóstico de forma mais rigorosa e para a seleção das terapias mais adequadas para cada doente. Estes projetos poderão assim contribuir para uma melhor abordagem dos doentes seguidos na consulta.
Todos os programas de investigação realizados neste serviço seguem as regras da boa prática clínica, respeitando os princípios éticos consignados na Declaração de Helsínquia, nas “Guidelines for Good Clinical Practice” da Organização Mundial de Saúde e na “Convenção dos direitos do homem e da Biomedicina” da Comunidade Europeia.
A excelência na prestação de cuidados e na investigação contribuem para proporcionar uma melhor qualidade de vida aos doentes reumáticos.
Acesso e Contactos
Localização: Hospital de Egas Moniz
Internamento
3º piso: 210 432 497
Consulta Externa
3º piso: 210 432 508