Direcção
Coordenadora Interina: Dra. Paula João Cardoso Ribeiro
Enfermeira Gestora: : Enfª Isaura Loureiro
Administrador Hospitalar: Dra. Alda Martinho
Corpo Clínico
Médicos: (em regime fixo) Assistente Graduado Sénior de Anestesiologia: Assistente Graduada de Anestesiologia:
|
Enfermeiros: Enfermeira Gestora: Ivo Saramago (Enfermeiro de apoio à chefia) Teresa Mendes Margarida Pereira Inês Ventura Vera Jacinto Andreia Robalo Mónica Rovisco Carlos Guimarães Mónica Oliveira Joana Matos Cláudia Silva Leonor Silva Catarina Faustino Sónia Gapo Telma Ramos Cristina Gonçalves (Enfermeira da sala de Pequena Cirurgia e Litotrícia) Carmo Fraga (Enfermeira da sala de Pequena Cirurgia e Litotrícia) |
Assistente Técnico: Lúcia Costa (Secretariado)
Assistentes Operacionais: Alexandra Costa Rita Fernandes Ana Fernandes Fátima Ribeiro Ana Belo Miriam Dias Filipa Martins Rosário Martins
|
Actividade Assistencial
Pré operatória
Avaliação de todos os doentes propostos para cirurgia; verificação da existência de critérios clínicos (físicos, psíquicos e cirúrgicos), sociais e de risco para inclusão em regime de ambulatório.
Confirmação pré operatória
Da manutenção das condições operatórias, telefonicamente, com 48 horas de antecedência.
Operatória
Realização de cirurgias sem internamento, com alta para o domicílio no próprio dia, com condições de segurança e conforto para o doente, pelo menos iguais às que classicamente são oferecidas pelo regime de internamento hospitalar. Tem a vantagem de ter um circuito de atendimento independente, centrado no doente, de diminuir as infecções hospitalares e de libertar camas de enfermaria necessárias para as situações clínicas mais graves.
Funcionam diariamente duas salas para realização de cirurgias das seguintes especialidades: Cirurgia Geral, Cirurgia Plástica, Otorrinolaringologia, Urologia, Cirurgia Vascular, Estomatologia, Ginecologia, Ortopedia e Neurocirurgia.
Recobro de doentes em sala própria, com monitorização clínica e instrumental contínua até ao momento da alta para o domicílio. Esta é assinada pelo anestesiologista que avalia os respectivos critérios e o corpo de enfermagem procede ao aconselhamento e entrega de folheto explicativo dos cuidados pós operatórios.
Pós Operatória
Telefonema de follow-up no dia seguinte à cirurgia. Se existir morbilidade, procede-se a orientação clínica e telefonema avaliação subsequente.
Ensino e Investigação
Ensino pré graduado
Acolhimento de Internos do ano comum que com regularidade são escalados na Unidade de Cirurgia Aambulatória (UCA), no âmbito do seu estágio opcional em Anestesiologia.
Ensino pós graduado
Integrado no Internato de Anestesiologia o estágio obrigatório de dois meses de Anestesia para Cirurgia de Ambulatório, é efectuado na UCA por todos os Internos do Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental e ainda por Internos de outros Hospitais que para tal solicitam autorização.
A avaliação dos estágios tem como base o desempenho e a apresentação de trabalhos relacionados com a melhoria contínua da actividade e do conhecimento científico.
Acesso e Contactos
Localização: piso 1 - edifício do internamento do Hospital de Egas Moniz
Secretariado: 210 432 262
Recobro: 210 432 263