Eficiência Energética no Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental EPE - Hospital de Santa Cruz

Designação do projeto: Eficiência Energética no Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental, E.P.E. - Hospital de Santa Cruz

Caso de sucesso ECO.AP

Código do projeto: POSEUR-01-1203-FC-000081

Objetivo principal: Apoiar a transição para uma economia de baixo teor de carbono em todos os setores

Região de intervenção: Lisboa

Entidade beneficiária: Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental, E.P.E.

Data de aprovação: 29-09-2017

Data de início: 01-01-2017

Data de conclusão: 31-12-2022

Custo total elegível: 2 869 290,44 EUR

Apoio financeiro da União Europeia: FEDER - 2 725 825,92 EUR

Apoio financeiro público nacional: 143 464,52 EUR

Objetivos, atividades e resultados esperados / atingidos:

Objetivos: Com a implementação da operação, o beneficiário espera atingir os seguintes objetivos:

• Redução da fatura energética das instalações
• Instalação de equipamentos e redes de elevada eficiência energética
• Redução da dependência de combustíveis fósseis
• Transição para uma economia com baixas emissões de carbono.

Atividades: A operação a desenvolver prevê a implementação de um projeto integrado de gestão e racionalização energética no Centro Hospitalar Lisboa Ocidental, E.P.E., onde constam um conjunto de medidas de melhoria da eficiência energética identificadas na sequência de uma auditoria realizada à estrutura existente, conforme se explicita:

1. Aplicação de isolamento térmico nas paredes ETICS;
2. Aplicação de isolamento da cobertura com sistema "Knauf Insuflation";
3. Instalação de variadores de velocidade e substituição de UTA's;
4. Instalação de Sistema de Gestão Técnica Centralizada;
5. Substituição de lâmpadas convencionais por tubos de LED;
6. Instalação de sistema solar com 318 m2 de área de captação e 5000 litros de acumulação;
7. Instalação de sistema solar fotovoltaico com 1.518 painéis cuja potência é de 417 kW.

Resultados esperados/ atingidos: O cenário pós operação espelha, por um lado a tecnologia, nas áreas de invenção envolvidas, que vai ser adicionada aos vários sistemas e por outro o efeito simulado pelos elementos técnicos de candidatura no comportamento em termos de consumo energético destes sistemas: Cenário de consumo futuro: consumo Energético de energia primária estimado (kWh/ano) e emissões de CO2 estimadas das instalações no primeiro ano de exploração do investimento: 3 945 390 kWh e 2868 tonCO2. Poupanças previstas (kWh/ano Eprimária e €/ano) no primeiro ano de exploração do investimento: 4 005 153 kWh e 207 697.80 €. Redução do Consumo de Energia Primária (%, medido pelo rácio entre consumo no primeiro ano de exploração do investimento / consumo antes da intervenção) e Classe Energética Final: 50.4%, A. Tecnologias dos equipamentos e materiais a utilizar na operação, referentes às tipologias de operação candidatas): Utilização de LED em toda a iluminação, com um sistema de gestão dedicado, aquecimento de água quente por painéis solares térmicos, sistema de gestão técnica centralizado, adição de variadores de velocidade nos motores de ventiladores e UTA’s, substituição de algumas UTA’s, a envolvente possui isolamento de fachada (pelo exterior) e coberturas (pelo interior). Existirá uma produção de eletricidade por painéis fotovoltaicos, para autoconsumo.

Atualizado em 14 fevereiro 2023

Publicado por Gabinete de Comunicação