Ao longo dos anos, Cascais tem procurado tornar-se num município cada vez mais saudável e sustentável para todos os que nele residem ou visitam. A aposta de Cascais na saúde vai além da prestação de cuidados, na qual a Unidade Local de Saúde de Lisboa Ocidental, E.P.E. (ULS Lisboa Ocidental) e o Hospital de Cascais Dr. José de Almeida se assumem como referências locais e regionais.
Neste contexto, o Perfil Local de Saúde de Cascais assume-se como uma ferramenta de elevada importância estratégica, fornecendo informação atualizada e fidedigna para a identificação das necessidades dos munícipes e planeamento das respostas aos principais problemas. A Unidade de Saúde Pública Amélia Leitão, enquanto observatório local de saúde, apoia o planeamento em saúde de âmbito local através da recolha e análise de diversos indicadores demográficos, socioeconómicos, ambientais, de acesso aos serviços de saúde, de mortalidade, de morbilidade e comportamentais. Além de apresentar diversos indicadores relevantes para a saúde, este perfil disponibiliza também um mapeamento de entidades locais, incluindo áreas de intervenção, moradas e contactos.
Contámos e continuamos a contar com o compromisso de várias entidades, como a Câmara Municipal de Cascais, a Rede Social de Cascais e a Santa Casa da Misericórdia de Cascais, assim como todos os munícipes, para complementar este diagnóstico, identificar e intervir sobre os principais problemas de saúde, fatores de risco e determinantes sociais que afetam a saúde dos cascalenses.
MAIS SAÚDE EM CASCAIS
Um compromisso partilhado por todos
Para melhor experiência de utilização, recomendamos a visualização do dashboard interativo em formato de ecrã completo (clicar no ícone no canto inferior direito).
Caso não seja possível a visualização na página, clicar aqui.
Clique aqui para fazer download da versão PDF do Perfil Local de Saúde de Cascais 2024.
Contamos consigo nesta jornada. Clique aqui para dar o seu feedback ou atualizar informação sobre recursos comunitários.
Principais conclusões do Perfil Local de Saúde
O Perfil Local de Saúde de Cascais 2024 apresenta uma análise detalhada dos principais determinantes que influenciam a saúde da população cascalense, abrangendo fatores demográficos, socioeconómicos, ambientais e de saúde. O dashboard online é atualizado anualmente, permitindo monitorizar a evolução dos indicadores e adaptar respostas de forma ágil às necessidades locais.
Metodologia e principais problemas
Numa fase inicial do processo de consulta foram realizadas reuniões presenciais com diversos parceiros comunitários, incluindo a Câmara Municipal de Cascais, a Rede Social de Cascais, a Santa Casa da Misericórdia de Cascais, o Hospital de Cascais, entre outros. Após estas reuniões, foram definidos os principais tópicos a serem considerados para votação.
A segunda fase de consulta, para definição das principais prioridades de saúde, contou com 1039 contributos, incluindo mais de 150 profissionais de saúde, mais de 200 trabalhadores das autarquias ou associações locais e mais de 400 munícipes. Dos vários contributos recebidos, 214 pertencem a residentes na freguesia de Alcabideche, 235 a São Domingos de Rana, 155 à União de Freguesias de Carcavelos e Parede, 306 à União de Freguesias de Cascais e Estoril e 125 a residentes noutros concelhos (que trabalham em Cascais).
Após a ponderação entre a consulta efetuada (50%) e a análise epidemiológica dos principais problemas (50%), foram identificadas as seguintes áreas prioritárias, que serão alvo de análise pelos principais parceiros envolvidos:
- Problemas de saúde: doenças do aparelho circulatório, excesso de peso e obesidade, tumores malignos das vias respiratórias, depressão, e demências.
- Fatores de risco comportamentais: alimentação insuficiente ou pouco saudável, consumo de tabaco, sedentarismo, consumo de álcool e drogas, e comportamentos sexuais de risco.
- Determinantes sociais, económicos e ambientais: dificuldades no acesso a serviços de saúde, dificuldades no acesso a habitação adequada, criminalidade ou violência, perda de poder de compra ou baixos rendimentos, e dificuldades no acesso a respostas e apoios sociais.
- Grupos populacionais: crianças e jovens, idosos, portadores de deficiência física ou mental, vítimas de violência, e cuidadores.
Seguir-se-á uma 3ª fase no desenvolvimento do Plano Local de Saúde de Cascais, em que serão constituídos grupos de trabalho multissetoriais vários temas priorizados. Cada um dos grupos irá identificar os principais objetivos, metas e estratégias, a serem considerados no Plano Local de Saúde de Cascais.
Equipa responsável e contactos
Coordenação técnica: Marcelo Fernandes (coordenador da Unidade de Saúde Pública de Cascais - Amélia Leitão)
Coordenação executiva: Duarte Vital Brito
Equipa executora: Allan Valente, Ana Filipa Ribeiro, Carlos Quelhas, Catarina Fidalgo, Celeste Moniz, Deolinda Bernardo, Dimey Roque Carvalho, Duarte Vital Brito, Guilherme Amaral Mendes, Hugo Afonso, Luciana Gomes, Maria Helena Gonçalves, Micaela Lopes, Rogério Nunes, Rosete Lourenço, Teresa Leite
Design gráfico: Duarte Vital Brito
Endereço de correio eletrónico: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.