Direcção
Coordenadora: Dra. Eduarda Carmo
Enfermeiro Chefe: Enf. Isabel Santos
Administrador Hospitalar: Dra. Maria João Lupi
Corpo Clínico
Assistentes Graduados:
Dra. Isabel Simões Dra. Isabel Gaspar
Assistentes Hospitalares:
Dra. Marta Rebelo Dra. Gabriela Almeida Dra. Filipa Monteiro Dr. Tomas Lamas
Internos de Formação Complementar:
Dra. Anne Moura Assistentes Hospitalares colaborantes na urgência UCIP: Dra. Isabel Aldir Dr. Pedro Santos Dr. João Delgado
Fisioterapeuta: FT Vitor Azevedo |
Enfermeiros:
Enf. Telmo Silva Enf.ª Adriana Lopes Enf.ª Ana Carolina Mayor Enf.ª Ana Filipa Ferreira Enf.ª Andreia Barreira Enf.ª Carla Isabel Saraiva Enf.ª Jéssica Maria Rebelo Enf.ª Dulce de Jesus Luis Enf.ª Graziela Tavares Enf.ª Inês Pauleta Enf.ª Lília Moleiro Enf. Luís Teixeira Enf.ª Madalena Barbosa Pereira Enf. Marco Almeida Enf.ª Maria Auxília Pires Enf.ª Marta Isabel Morgado Enf.ª Marta Sebastião Enf.ª Carla Dias Enf.ª Paula Alexandra Rodrigues Enf.ª Patrícia Bilhó Enf.ª Paula Esteves Silva Enf. Pedro Batista Enf. Pedro Rodrigues Enf.ª Sofia Ferraz Enf.ª Sofia Seabra Enf.ª Tânia Mota |
Assistentes Operacionais
AO Ana Aguiar AO Ana Clara Dinis AO Donzília Santos AO Estela Afonso AO Fátima Ribeiro AO M. Julieta Romão AO Marina Gamito AO Sofia Cipriano AO Paula Santos
AT Paula Sacramento |
Actividade Assistencial
A Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente (UCIP) é uma das primeiras unidades de cuidados intensivos a surgir em Lisboa, comemorando 40 anos de existência em 2017. Desde de 2006 encontra-se num novo espaço, no quinto piso do Hospital de Egas Moniz, com 11 camas de nível III, num modelo de “open space” e apetrechada com a mais alta tecnologia e recursos humanos de excelência.
Recebe doentes do Serviço de Urgência do Hospital de São Francisco Xavier, do Bloco Operatório, de qualquer área de internamento do Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental e de outros hospitais. Recebe também os doentes neuro críticos da Urgência Metropolitana de Lisboa para intervenção emergente do doente com aneurisma cerebral ou em contexto de trombectomia no doente com AVC agudo. Trabalha em estreita colaboração com as Unidades de Cuidados Intermédios (Medicina, Cirurgia, Neurocirurgia) do Hospital de Egas Moniz de forma a dar uma resposta atempada ao doente crítico.
A UCIP está, hoje em dia, preparada para receber doentes de todo o tipo, estando apetrechada com tecnologia para abordar a falência multiorgânica, desde Suporte Extracorporal Renal e Hepático, Remoção Extracorporal de CO2, Oxigénio de Alto Fluxo, Neuromonitorização Multimodal, Calorimetria Indirecta contínua, Monitorização Hemodinâmica Avançada (PICCO) e mais recentemente ficou equipada com novos monitores e central de monitorização com acesso ao processo clínico (B-Simple) do doente a cabeceira do doente. A UCIP também tem capacidade para receber doentes com necessidade de isolamento respiratório por ter 3 camas com pressão negativa. Tem desenvolvido campanhas e protocolos como a Campanha da Prevenção da Pneumonia Associada ao Ventilador, Protocolo da Hemorragia Subaracnoideia e Protocolo de Desmame do Ventilador, Sedo-Analgesia e Mobilização Precoce envolvendo toda a equipa da UCIP e outras especialidades no sentido de melhorar o resultado clínico dos doentes.
Ensino e Investigação
Ensino
A Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente do Hospital de Egas Moniz (CHLO) tem como um dos seus principais objectivos a formação contínua dos elementos profissionais que o compõem, na procura constante da actualização científica e profissional e consequentemente na melhoria contínua dos serviços prestados aos utentes que procuram o serviço.
Formação
A UCIP é uma unidade de nível III com capacidade de formação de dois médicos intensivistas em períodos de dois anos. Actualmente, está classificada como unidade com capacidade de formação parcial para a especialidade de medicina intensiva, contando já com um interno em formação desde de 2017. Também recebe médicos internos de outras especialidades em períodos de 6 ou 3 meses para a formação da medicina intensiva de acordo com os programas de formação das suas especialidades. Também recebe enfermeiros da formação pré-graduada e da formação da especialidade médico-cirúrgica e reabilitação. O serviço tem programas de formação contínua interna para os seus enfermeiros e médicos bem como valoriza a participação de médicos e enfermeiros nos diversos congressos internacionais e nacionais.
Investigação
O serviço participa em ensaios internacionais e nacionais multicêntricos e tenta privilegiar sempre que possível, a produção de ensaios clínicos da iniciativa do serviço ou de grupos científicos portugueses dinamizadores.
Incentivam-se igualmente trabalhos científicos do serviço em colaboração com outras especialidades do CHLO.
Acesso e Contactos
Localização: Hospital de Egas Moniz
Internamento: 5º piso
Telefone: 210 432 134
Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.