Direcção
Direção: Dra. Sância Ramos
Técnico Coordenador: Téc. Helena Aleixo
Administrador Hospitalar: Dra. Graça Bessone
Corpo Clínico
Serviço de Anatomia Patológica
Médicos: |
Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica: |
Direção de Serviço: Assistente Graduado Sénior
Assistentes Graduados: Dra. Lucília Carvalho Dra. Martinha Chorão
Dr. João Cassis Dra. Rita Sampaio
Internos de Formação Complementar: Dra. Catarina Albuquerque Dr. Daniel Pinto Dra. Teresa Costa
|
Técnica Coordenadora:
TSDT: Amélia Silva Ana Paulino Ana Santos Ana Sofia Lopes Armandina Manuel Cláudia Linares Cristina Biscaia Diamantina Branco Inês Nerra Maria Conceição Carvalho Maria Filomena Lopes Maria José Pereira Maria Manuel Ramalhosa Marta Roquette Paula Laranjeiro Rita Borralho Teresa Franco
|
Actividade Assistencial
Apresentação
A Anatomia Patológica é uma especialidade médica laboratorial cujo objetivo principal é o diagnóstico morfológico através da observação de células e tecidos, de lesões médicas e cirúrgicas. Para além do diagnóstico, determina o prognóstico e permite orientar a terapêutica.
O Serviço de Anatomia Patológica do Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental (CHLO) resulta da fusão e integração, em janeiro de 2008, dos Serviços de Anatomia Patológica do Hospital de Egas Moniz, do Hospital de Santa Cruz, do Hospital de São Francisco Xavier e do Laboratório de Dermatopatologia do Serviço de Dermatologia do extinto Centro de Dermatologia Médico Cirúrgico da ACSS III.
O Serviço de Anatomia Patológica recebe e analisa todo o material histológico (biópsias e peças cirúrgicas), citológico (citologias aspirativas, esfoliativas, ginecológicas e não ginecológicas), realiza exames intraoperatórios e autópsias clínicas proveniente dos vários serviços do centro hospitalar.
O Serviço tem ainda acordos com entidades externas nas áreas da Fetopatologia, Dermatopatologia e Imunocitoquímica.
O Serviço de Anatomia Patológica é responsável pelo Registo Oncológico de todo o centro hospitalar em estreita colaboração com o Registo Oncológico Regional Sul.
Consideramos que o Serviço tem Profissionais preocupados com a melhoria contínua da qualidade, com elevada diferenciação técnica a par de um elevado espírito de Missão.
Presentemente é constituído por 3 Médicos Especialistas, 3 Médicos em Formação Específica, 19 Técnicos de Diagnóstico e Terapêutica, 6 Assistentes Técnicos e 4 Assistentes Operacionais.
Missão
É missão do Serviço de Anatomia Patológica dar uma resposta de qualidade em tempo útil, por forma a responder às necessidades diagnósticas dos utentes inscritos no CHLO.
Tem um elevado respeito pela Ética Profissional, promove o Trabalho em Equipa visando a satisfação dos Utentes e dos Profissionais, garantindo os direitos e deveres do Utente (Lei n.º 15/2014).
Visão
O Serviço tem-se centrado na progressiva diferenciação em vários domínios, por forma a ser reconhecido na sua área de actuação.
A disponibilidade para cooperar com outros Serviços e Centros tem sido enriquecedora, favorecendo sinergias de actuação bem com a valorização do próprio serviço.
Objetivos
A promoção e garantia da qualidade em todos os procedimentos realizados no Serviço são pressupostos de base, como tal integramos presentemente o Programa “Estratégia Nacional para a Qualidade em Saúde” promovido pela Direção-Geral da Saúde.
Histopatologia
Observação Macro e Microscópica de material biológico retirado por:
• Biópsias (pequenas amostras resultantes de endoscopias digestivas, colonoscopias, broncoscopias, transplantes ou de pequenas cirurgias, por exemplo retalhos de pele);
• Peças cirúrgicas (resultantes da ressecção de órgãos como vesicula biliar, útero, estómago, próstata, tumores);
• Exames Intraoperatórios (também chamados Exames Extemporâneos efectuados durante os actos operatórios para orientação e/ou decisão cirúrgica).
Histoquímica
Observação Microscópica de material biológico com recurso a corantes especiais com o intuito de evidenciar determinados constituintes celulares.
Citopatologia
Estudo da patologia ao nível celular, ou seja, as alterações induzidas por processos patológicos.
Citologia Esfoliativa – Análise de células descamadas (esfoliadas), obtidas a partir de superfícies anatómicas (naturalmente ou com auxílio de meios técnicos).
- Ginecológica – Exame de rastreio do cancro do colo do útero, também conhecido como teste de Papanicolaou. Pode ser efectuado em lâminas (esfregaços) ou em meio líquido. Em ambos, a colheita é realizada da mesma forma. Posteriormente, é elaborado um relatório segundo o Sistema de Bethesda.
- Não Ginecológica – Exame que inclui a análise de amostras do aparelho respiratório (escovado brônquico, lavado broncoalveolar, secreção brônquica); líquidos de cavidades serosas (ascítico, pericárdico e pleural); urina e líquido cefalorraquidiano, entre outras.
Citologia Aspirativa por Agulha Fina (CAAF) – Exame rápido e pouco invasivo, no qual, através da aspiração, se obtém material para diagnóstico citológico. Pode ser utilizado em lesões palpáveis e não palpáveis (nestas últimas com recurso a controlo imagiológico).
Imunocitoquímica
Técnica amplamente utilizada no diagnóstico de neoplasias com recurso à reacção antigénio/ anticorpo.
Fetopatologia
Atividade que tem como objetivo o esclarecimento das causas de morte fetal e perinatal, assim como, o estudo de Síndromes Polimalformativos contribuindo para um diagnóstico final completo em cada caso, o que permite um Aconselhamento Genético adequado a cada situação e o planeamento de uma nova gravidez.
O setor da Fetopatologia do CHLO está inserida na Rede Nacional de Diagnóstico Prénatal (DPN) e presta apoio a vários Centros DPN de nível 2 da região sul do país.
Tanatologia
É um procedimento médico que consiste no estudo macro e microscópico das causas clínicas que direta e indiretamente contribuíram para a morte do individuo permitindo entender os mecanismos da sua atuação.
Ensino e Investigação
O Serviço de Anatomia Patológica tem uma participação ativa nas reuniões semanais de decisão terapêutica, nas reuniões anátomo-clínicas e tem uma interação dinâmica com os outros serviços hospitalares.
O Serviço tem também um papel importante na formação pré-graduada em Anatomia Patológica, na formação de Técnicos de Diagnóstico e Terapêutica na área da Anatomia Patológica e na formação específica de Médicos Especialistas em Anatomia Patológica e noutras especialidades.
Em termos científicos, o Serviço intervém com regularidade em reuniões e congressos nacionais e internacionais com a apresentação de trabalhos e publicações de artigos em revistas nacionais e internacionais.
Acesso e Contactos
Hospital Egas Moniz - localização Tel.: 210 432 004 Atendimento ao Público: 09h00 às 17h00 |
Hospital Santa Cruz - localização Tel.: 210 433 276 Atendimento ao Público: 09h00 às 16h30 |
Hospital S. Francisco Xavier - localização Tel.: 210 431 253 Atendimento ao Público: 09h00 às 16h30 |
Laboratório de Dermatopatologia Localização: Hospital de Egas Moniz - localização Tel.: 210 432 714 |
Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Horário de funcionamento: 08h30 às 17h30 (2ª a 6ª feira)
Guias Informativos
Carteira de Serviços e Tempos de Resposta- consulte aqui
Atendimento ao Público - consulte aqui
Citologia Aspirativa por Agulha Fina - consulte aqui
Segunda Opinião em Anatomia Patológica - consulte aqui
Declaração de levantamento de exames por terceiros - clique aqui