COVID-19
Recomendações a doentes e famílias de doentes com cardiopatia relativas à pandemia COVID-19
Direcção
Direção: Dr. Rui Anjos
Enfermeiro Chefe: Enfª Nazaré Ayres
Administrador Hospitalar: Dra. Alda Martinho
Actividade Assistencial
Instalado há mais de 20 anos no Hospital de Santa Cruz, o Serviço de Cardiologia Pediátrica consolidou-se, desde há muito tempo e de forma mais evidente nos últimos anos, como um dos Serviços de referência Nacional nesta área. A referenciação de doentes é feita para além da ARSLVT, a partir da Região Norte e Centro do País, do Alentejo, do Algarve e das Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores, e ainda dos PALOP's.
É Centro de Referência para a área de Cardiopatias Congénitas desde março de 2016.
As principais caraterísticas deste serviço incluem:
- Trabalho muito diferenciado com as equipas de Cirurgia Cardíaca e Cardiologia de Adultos do Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental (CHLO), num ambiente de grande exigência profissional e de inter-relacionamento pessoal exemplar, permitindo estabelecer um ambiente de equipa médico-cirúrgica (verdadeiro “heart team”) extremamente eficaz, com amplo reconhecimento pelos médicos referenciadores;
- Atividade médico cirúrgica muito complexa, quer a nível de cateterismo de intervenção quer a nível de cirurgia cardíaca neonatal;
- Estabelecimento ao longo dos últimos 20 anos de uma rede de referenciação nacional com instituição de um programa de descentralização de consultas (consultas de Cardiologia Pediátrica em 9 hospitais periféricos, do Continente e Regiões Autónomas) e programa de Telemedicina em Cardiologia Pediátrica;
- Deslocação regular de equipas para tratamento de prematuros de muito baixo peso nas Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais de vários hospitais, na região Sul do País e Açores;
- Movimento e complexidade de doentes com padrões internacionais: cerca de 550 internamentos por ano, com demora média de 3,6 dias e índice de complexidade médio dos mais elevados índices de complexidade no internamento hospitalar do País;
- Mais de 5800 consultas anuais (36% primeiras consultas), com mais de 2000 consultas adicionais em Hospitais Periféricos;
- O número de ecocardiogramas fetais no CHLO é superior a 1000/ano, permitindo um diagnóstico, aconselhamento e orientação das cardiopatias congénitas mais graves;
- Representação do Serviço em todas as estruturas Científicas de Cardiologia Pediátrica Nacionais e no Board de Intervenção da Associação Europeia de Cardiologia Pediátrica.
O Serviço de Cardiologia Pediátrica está integrado no Departamento do Coração
do Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental, em conjunto com os serviços de Cirurgia Cardíaca e Cardiologia.
Recursos físicos
O Serviço de Cardiologia Pediátrica do Hospital de Santa Cruz encontra-se dividido em quatro sectores principais:
Enfermaria, Unidade de Cuidados Intensivos (UCI), Consulta Externa (que inclui o Laboratório de Ecocardiografia) e Unidade de Hemodinâmica, partilhando espaços com o Serviço de Cardiologia nas provas de esforço, eletrocardiogramas, tilt tests, ecocardiogramas transesofágicos e hemodinâmica.
A enfermaria está localizada no piso 4 do hospital e tem capacidade para oito camas distribuídas por quatro quartos, podendo dois quartos funcionar como isolamento. Um dos quartos está reservado para o internamento de adolescentes e adultos sempre que necessário.
A UCI Pediátrica, com a lotação de três camas, localiza-se no piso 1 do hospital e está integrada na Unidade da Cirurgia Cardiotorácica, embora seja um espaço físico independente. Consiste numa sala moderna, ampla, funcional, com luz natural e completamente equipada. Dispõe de possibilidade de internamento de um doente adicional num quarto de isolamento. Os aparelhos de assistência ventricular externa (Berlin Heart), ECMO e de substituição da função renal são partilhados com o Serviço de Cirurgia Cardiotorácica.
O espaço reservado à Consulta Externa, ao Laboratório de Ecocardiografia Pediátrica e ao Laboratório de Ecocardiografia Fetal está localizado no piso -1 do hospital, englobando 3 gabinetes médicos. O Serviço de Cardiologia Pediátrica dispõe de 3 ecocardiógrafos com funcionalidades de estudo Doppler pulsado, contínuo e codificado em cor, tendo 2 deles a possibilidade de strain. O hospital de dia funciona no piso da consulta. O local reservado à realização de ETE, com 2 salas, é partilhado com o Serviço de Cardiologia.
A hemodinâmica está localizada no piso 1 do hospital, próximo da UCI e do Bloco Operatório. O Serviço de Cardiologia Pediátrica utiliza habitualmente uma das 3 salas existentes, devidamente equipada com material para a realização de procedimentos percutâneos em todas as idades, e incluindo um ventilador pediátrico. A sala dedicada aos estudos e intervenção em Arritmologia está também preparada para intervenção em idade pediátrica.
As estruturas de apoio localizam-se no piso 7 do hospital, onde se encontram os gabinetes da Direção, e respetivas secretárias administrativas, assim como as salas dos médicos do serviço e a sala de telemedicina. Existe ainda disponível um anfiteatro utilizado nas reuniões médico cirúrgicas e sessões de formação e finalmente ainda uma sala de reuniões para as reuniões médicas diárias.
Carteira de Serviços de Cardiologia Pediátrica
Risco Cardiovascular e Prevenção em Idade Pediátrica
A doença cardiovascular aterosclerótica é a principal causa de morte e incapacidade nos países desenvolvidos, com um impacto médico social e económico de grande magnitude. Os fatores de risco cardiovascular estão associados a doença aterosclerótica, pelo que a sua avaliação na infância e adolescência é fundamental para uma melhor compreensão deste processo com o intuito de adoção de medidas preventivas da doença.
A adoção de medidas de prevenção primária em crianças e adolescentes tem como principal objetivo prevenir os fatores de risco cardiovascular (hipertensão arterial, dislipidemia, obesidade, diabetes mellitus, tabagismo,...), com medidas de promoção da saúde e identificação de grupos de risco.
Consulte aqui - Tabelas com Medidas de Promoção de Saúde em idade pediátrica | Identificação de crianças e adolescentes de alto risco cardiovascular | Medidas para redução do risco cardiovascular em crianças e adolescentes
Ensino e Investigação
Ensino e Investigação
FORMAÇÃO/ENSINO
Colabora na formação de estudantes de enfermagem nos cursos de licenciatura, pós-graduação e mestrado e tem protocolos com: Escola Superior de Enfermagem de Lisboa; Instituto Politécnico de Beja; Universidade Católica Portuguesa; Instituto Politécnico de Santarém; Instituto Politécnico de Leiria; Escola Superior de Enfermagem São Francisco das Misericórdias; Escola Superior de Saúde Ribeiro Sanches; Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa.
É um dos grandes propósitos do Serviço de Cardiologia Pediátrica manter uma forte componente formativa, garantia de maior exigência e empenho e potenciadora de uma evolução constante no desempenho do corpo clínico.
O serviço está representado em todas as estruturas científicas da Cardiologia Pediátrica nacional e no Grupo de Trabalho de Intervenção da Associação Europeia de Cardiologia Pediátrica.
Formação Pré-Graduada
Colaboração na cadeira da Pediatria do 4º e 5º anos do Mestrado Integrado em Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.
Formação Pós-Graduada
O serviço recebe Internos do Ano da Formação Geral, Internos de Pediatria e Internos de Cardiologia para estágios rotativos. Estes internos são integrados nas rotinas do serviço de acordo com os interesses específicos de cada especialidade.
Há um programa de Sessões de Formação para os Internos em estágio no serviço, com sessões com periodicidade semanal ou bissemanal. O serviço tem um Journal Club semanal, em que são apresentados artigos científicos de relevância para a prática clínica do serviço e uma reunião semanal para formação de internos.
Fomos convidados a participar formalmente em vários programas de ensino pós graduado da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, sendo responsáveis durante 4 anos pelo Módulo de Ecocardiografia Pediátrica e Fetal do Mestrado de Tecnologias de Intervenção e Diagnóstico Cardiovascular.
Nos últimos 5 anos, de 2015 a 2020, os elementos do serviço de Cardiologia Pediátria do Hospital de Santa Cruz participaram como Formadores em 37 cursos de pós graduação, entre os quais destacam-se cursos internacionais, incluindo cursos de pós graduação do Imperial College, em Londres. Participaram como membros da Comissão Organizadora de 9 Cursos, Reuniões e Congressos. Apresentaram 4 Sessões Clínicas de Serviços Hospitalares, 54 palestras por convite em Congressos e Reuniões Científicas e foram moderadores de 25 mesas redondas ou sessões científicas em Congressos. Foram autores de 21 capítulos em 11 livros sobre Pediatria, Cardiologia ou Cardiologia Pediátrica.
Ainda nos últimos 5 anos, foram formados 111 internos de formação específica de Cardiologia e Pediatria em estágios parcelares no Serviço de Cardiologia Pediátrica, 5 internos em Cardiologia Pediátrica realizaram no Serviço a totalidade da sua formação. Adicionalmente, diversos internos de Cardiologia Pediátrica e de Cirurgia Cardiotorácica de outros centros nacionais e 2 de Angola realizaram no CHLO estágios parcelares ou formação completa, refletindo a boa reputação do Centro em termos de formação na área de atuação.
INVESTIGAÇÃO
O Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental (CHLO) vê a atividade de investigação no âmbito das cardiopatias congénitas como um elemento de estímulo para a inovação clínica, um motor para a educação contínua e atualização constante e um instrumento importante para a identificação de oportunidades de melhoria dos resultados na prática clínica. Como resultado, já se formalizaram mais de 10 parcerias com centros de investigação nacionais, europeus e ou internacionais, existem 10 projetos de investigação em curso e foram recebidos mais de 10 prémios/menções científicas pelos elementos da equipa.
No que diz respeito à investigação básica e translacional, os serviços de Cirurgia Cardiotorácica e de Cardiologia Pediátrica têm colaborado com 3 grupos de investigação na área da imunologia básica do Instituto de Medicina Molecular do Centro Académico de Lisboa (grupos de investigação dos Professores Ana Espada de Sousa, João Taborda e Bruno Silva Santos). Desta colaboração resultou até agora a publicação de vários trabalhos científicos em revistas com grande fator de impacto, sobre o estudo de timos de crianças para o desenvolvimento de terapêuticas inovadoras de reconstituição imunológica no âmbito de transplantação, doenças autoimunes e imunodeficiências. Adicionalmente encontra-se em curso um projeto conjunto de investigação do impacto na idade adulta de timectomia total efetuada durante cirurgia cardíaca em idade pediátrica.
INVESTIGAÇÃO / PRODUÇÃO CIENTÍFICA - Artigos publicados por extenso
O Serviço de Cardiologia Pediátrica tem uma intensa actividade científica.
Desde 2015, foram publicados 56 artigos internacionais e 14 artigos em publicações nacionais indexadas.
Publicações Internacionais por extenso do Serviço desde 2015 (54):
- Catch-up growth in term and preterm infants after surgical closure of ventricular septal defect in the first year of life. Correia Martins L, Lourenço R, Cordeiro S, Carvalho N, Mendes I, Loureiro M, Patrício M, Anjos R. - Eur J Pediatr. 2015 Dec 9. [Epub ahead of print]
- Genealogical and molecular analysis of a family-based cohort of congenital heart disease patients from the São Miguel Island (Azores, Portugal). Cabral R, Pires R, Anjos R, Branco CC, Maciel P, Mota-Vieira L. Ann Hum Biol. 2015 Nov 15:1-28. [Epub ahead of print]
- constrictive Pericarditis: A Challenging Diagnosis in Paediatrics. Faustino M, Carmo Mendes I, Anjos R. Case Rep Cardiol. 2015;2015:402740. doi: 10.1155/2015/402740. Epub 2015 Sep 6.
- A unique phenotype in a patient with a rare triplication of the 22q11.2 region and new clinical insights of the 22q11.2 microduplication syndrome: a report of two cases. Vaz SO, Pires R, Pires LM, Carreira IM, Anjos R, Maciel P, Mota-Vieira L. - BMC Pediatr. 2015 Aug 22;15:95. doi: 10.1186/s12887-015-0417-5.
- Multiple parasitic infections in a cardiac transplant recipient. Sanches BF, Morgado J, Carvalho N, Anjos R. BMJ Case Rep. 2015 Jun 24;2015. pii: bcr2014207033. doi: 10.1136/bcr-2014-207033.
- Polymalformative syndrome with congenital heart defect. Marcos SP, Castro T, Salazar A, Anjos R. Einstein (Sao Paulo). 2015 Apr-Jun;13(2):336-7. doi: 10.1590/S1679-45082015AI2900. Epub 2015 Jun 9.
- Programming of Essential Hypertension: What Pediatric Cardiologists Need to Know. Morgado J, Sanches B, Anjos R, Coelho C.-Pediatr Cardiol. 2015 Oct;36(7):1327-37. doi: 10.1007/s00246-015-1204-7. Epub 2015 May 27. 1.31 Impact Factor
- Pseudo-pulmonary embolism--a case of hypoxemia associated with right-to-left shunt. Faustino M, Soares AO, Rodrigues F, Anjos R, Freitas A, Gil VM.-Arq Bras Cardiol. 2015 Jan;104(1):e4-9. doi: 10.5935/abc.20140208. -Impact Factor
- 3D reconstruction is important when evaluating MAPCAs for unifocalisation. Ranchordás S, Abecasis M, Anjos R.-BMJ Case Rep. 2015 Feb 18;2015. pii: bcr2014208827. doi: 10.1136/bcr-2014-208827.
- Abdominal aorta interruption and CHD. Lia Oliveira Lia, Erica Torres,Rui Anjos. Cardiol Young. 2015 Jun;25(5):992-3. doi: 10.1017/S1047951114002443. Epub 2014 Dec 30.
- Screening of copy number variants in the 22q11.2 region of congenital heart disease patients from the São Miguel Island, Azores, revealed the second patient with a triplication. Pires R, Pires LM, Vaz SO, Maciel P, Anjos R, Moniz R, Branco CC, Cabral R, Carreira IM, Mota-Vieira L.-BMC Genet. 2014 Nov 7;15:115. doi: 10.1186/s12863-014-0115-6.
- Recommendations from the Association of European Paediatric Cardiology for training in diagnostic and interventional cardiac catheterisation. -Butera G, Morgan GJ, Ovaert C, Anjos R, Spadoni I. - Cardiol Young. 2015 Mar;25(3):438-46. doi: 10.1017/S1047951114001309. Epub 2014 Jul 28. Review
- Luísa Correia Martins, Rita Lourenço, Susana Cordeiro, Nuno Carvalho, Inês Mendes, Marisa Loureiro, Miguel Patrício, Rui Anjos. Catch-up growth in term and preterm infants after surgical closure of ventricular septal defect in the first year of life. Eur J Pediatr. DOI 10.1007/s00431-015-2676-4
- Susana Cordeiro, João Gomes, Inês Carmo Mendes, Duarte Martins, Ana Sousa, Rui Anjos. Doppler Flow Pattern and Arterial Stiffness in Patients with Aortic Coarctation. Pediatr Cardiol (2016) 37; 1465 - 1468, DOI 10.1007/s00246-016-1458-8
- Inês Carmo Mendes, Fernando Maymone Martins, Rui Anjos - Percutaneous valve implantation in "tricuspid" position after a Fontan-Björk operation. J Card Surg. Dezembro 2016.
- Flowing back and forth: a coronary malformation. Duarte Martins, Cátia Costa, Isabel Menezes, Fernando Maymone Martins. BMJ Case Reports 2017; doi:10.1136/bcr-2017-221360. Factor de impacto: ND
- Intraoperative New-onset Left Ventricle Outflow Tract Obstruction. Martins DS, Teixeira AM, Abecasis LM. Revista Española de Cardiología 2017 Nov 30. pag (17) doi: 10.1016/j.rec.2017.11.001. Factor de impacto: 4,485
- Functional study of DAND5 variant in patients with Congenital Heart Disease and laterality defects. Cristo F, Inácio JM, de Almeida S, Mendes P, Martins DS, Maio J, Anjos R, Belo JA. - BMC Med Genet. 2017 Jul 24;18(1):77. doi: 10.1186/s12881-017-0444-1. Factor de impacto: 2.234
- Generation of human iPSC line from a patient with laterality defects and associated congenital heart anomalies carrying a DAND5 missense alteration. Cristo F, Inácio JM, Rosas G, Carreira IM, Melo JB, de Almeida LP, Mendes P, Martins DS, Maio J, Anjos R, Belo JA. Stem Cell Res. 2017 Dec;25:152-156. doi: 10.1016/j.scr.2017.10.019. Epub 2017 Oct 31. factor de impacto: 3,828
- Echocardiographic Versus Angiographic Assessment of Patent Arterial Duct in Percutaneous Closure: Towards X-ray Free Duct Occlusion? Carmo Mendes I, Heard H, Peacock K, Krasemann T, Morgan GJ. Pediatr Cardiol. 2017 Feb;38(2):302-307. doi: 10.1007
- The role of three-dimensional transesophageal echocardiography in percutaneous closure of atrial septal defects associated with aneurysm of the atrial septum. Costa C, Anjos R, Martins D, Canada M. - Rev Port Cardiol. 2017 Mar;36(3):225-226. doi: 10.1016/j.repc.2016.04.018. Epub 2017 Feb 21.
- IL-7-Induced Proliferation of Human Naive CD4 T-Cells Relies on Continued Thymic Activity. Silva SL, Albuquerque AS, Matoso P, Charmeteau-de-Muylder B, Cheynier R, Ligeiro D, Abecasis M, Anjos R, Barata JT, Victorino RM, Sousa AE. Front Immunol. 2017 Jan 19;8:20. doi: 10.3389/fimmu.2017.00020.
- Martins D, Ovaert C, Khraiche D, Boddaert N, Bonnet D, Raimondi F. Myocardial inflammation detected by cardiac MRI in Arrhythmogenic right ventricular cardiomyopathy: A paediatric case series. Int J Cardiol. 2018 May 31. pii: S0167-5273(18)31054-4. doi: 10.1016/j.ijcard.2018.05.116 - Factor de impacto: 6.189
- Martins DS, Teixeira A, Abecasis L. Intraoperative New-onset Left Ventricle Outflow Tract Obstruction. Revista Espanola de Cardiologia, 2018. 71 (10), 857. https://doi.org/10.1016/j.recesp.2017.10.050 Factor de impacto: 5,166. Santos AC, Martins D, Anjos R, et al Bland-White-Garland syndrome on coronary CT angiography. Case Reports 2018;2018:bcr-2018-224307. Factor de impacto: N/A
- Pars S, Cristo F, Inácio JM, Rosas G, Carreira IM, Melo JB, Mendes P, Martins DS, de Almeida LP, Maio J, et al. Generation and characterization of a human iPS cell line from a patient-related control to study disease mechanisms associated with DAND5 p.R152H alteration.Stem Cell Research, 2018. 29, 202–206. Factor de impacto: 1.829
- Sousa A, Barreira R, Santos E. Low-dose warfarin maternal anticoagulation and fetal warfarin syndrome. BMJ Case Rep. 2018 Apr 7;2018. pii: bcr-2017-223159. doi: 10.1136/bcr-2017-223159.Factor de impacto: N/A
- Marques B, Sequeira AT, Lemos M, Abrantes M. “Where is the orogastric tube going in this preterm neonate?”BMJ Case Rep. 2018 Dec 19;11(1). pii: e227286. doi: 10.1136/bcr-2018-227286. Factor de impacto: N/A
- Sequeira AT, Lemos M, Palma MJ. “Prenatal Thrombosis of the Ductus Arteriosus.” Cardiol Young. 2018 Dec 26:1-2. doi: 10.1017/S1047951118002159 Factor de impacto: 0.98
- Rato J, Camilo C, Boto L, Rios J, Abecasis F, Vieira M. The impact of focused cardiac ultrasound performed by pediatric intensivists: a prospective study. Aceite para publicação pela Pediatric Emergency Care Journal - Factor de impacto: 1.066
- Martins D, Khraiche D, Legendre A, Boddaert N, Raisky O, Bonnet D, Raimondi F - Aortic angle is associated with neo-aortic root dilatation and regurgitation following arterial switch operation.Int J Cardiol. 2019 doi: 10.1016/j.ijcard.2019.01.042 - Factor de impacto: 6.189
- Martins D, Khraiche D, Legendre A, Boddaert N, Raisky O, Bonnet D, Raimondi F. Aortic angle is associated with neo-aortic root dilatation and regurgitation following arterial switch operation. Int J Cardiol 2019. DOI:10.1016/j.ijcard.2019.01.042. Factor de impacto: 6.189
- Rato J, Martins D, Mendes IC, Anjos R. A sudden turner of events. J Card Surg. 2019 Apr 1. doi: 10.1111/jocs.14034.
- Rato J, Camilo C, Boto L, Rios J, Abecasis F, Vieira M. The impact of focused cardiac ultrasound performed by pediatric intensivists: a prospective study. Pediatr Emerg Care. 2019 Aug 19. doi: 10.1097/PEC.0000000000001885. [Epub ahead of print]
- Isorni MA, Martins D, Moussa N, Monnot S, Boddaert N, Bonnet D, Hascoët S, Raimondi F. 4D flow MRI versus conventional 2D for measuring pulmonary flow after Tetralogy of Fallot repair. International Journal of Cardiology 2019. DOI: 10.1016/j.ijcard.2019.10.030.
- Silva B, Canas-Simião H, Cordeiro S, Velosa A, Oliveira-Maia AJ, Barahona-Corrêa JB. Determinants of quality of life in patients with drug-resistant focal epilepsy. Epilepsy & Behavior 2019. 100:106525, DOI 10.1016/j.yebeh.2019.106525
- Rato J, Ataide R, Teixeira A. Giant pseudo-aneurysm of the right ventricular outflow tract after Tetralogy of Fallot repair. Cardiol Young. 2019 Nov 15:1-3. doi: 10.1017/S1047951119002579. [Epub ahead of print].
- Rato J, Ataide R, Martins D, Moldovan O, Cavaco D, Anjos R. Arrhythmogenic right ventricular cardiomyopathy presenting as myocarditis in young patients: a concealed relationship. Rev Esp Cardiol (Engl Ed). 2019 Nov 18. doi: 10.1016/j.rec.2019.10.007.
- Rato J, Sousa A, Cordeiro S, Mendes M, Anjos R. Sports practice predicts better functional capacity in children and adults with Fontan circulation. Int J Cardiol. 2019 Nov 16. [Epub ahead of print].
- Ataíde Silva R, Martins D, Teixeira A, et al Tetralogy of Fallot with absent pulmonary valve: main differences with classic Fallot are crucial for an accurate prenatal diagnosis and counselling BMJ Case Reports CP 2020;13:e233592. Factor de impacto NA
- Ataíde Silva R, Mingas O, Martins D, Morgado F. Fascicular tachycardia in a child: striking features that improve emergency management. BMJ Case Reports CP 2020;13:e239657. Factor de impacto NA
- Ataíde Silva R, Martins D, Anjos R. Atrial septal defect closure in conotruncal defects: a cautionary tale. Heart 2020;106:1217-1280. Factor de impacto 5.213
- Ataíde Silva S, Cordeiro S, Menezes I, Neves J. Surgical downsizing of a prosthetic ring in congenital mitral valve regurgitation. BMJ Case Rep 2020; 0:e235788. Doi:10.1136/bcr-2020-235788
- Duarte S. Martins, Lamia Ait-Ali, Diala Khraiche, Pierluigi Festa, Andrea Barison, Nicola Martini, Yasmine Benadjaoud, Rui Anjos, Nathalie Boddaert, Damien Bonnet, Giovanni D. Aquaro, Francesca Raimondi. Cardiac MRI Prediction of Recovery in Children With Acute Myocarditis. JACC: Cardiovascular Imaging, 2020, ISSN 1936-878X, https://doi.org/10.1016/j.jcmg.2020.08.033. Factor de impacto 12.74
- Duarte S. Martins, Lamia Ait-Ali, Diala Khraiche, Pierluigi Festa, Andrea Barison, Nicola Martini, Yasmine Benadjaoud, Rui Anjos, Nathalie Boddaert, Damien Bonnet, Giovanni D. Aquaro, Francesca Raimondi. Evolution of acute myocarditis in a pediatric population: An MRI based study. International Journal of Cardiology, 2020, ISSN 0167-5273, https://doi.org/10.1016/j.ijcard.2020.12.052. Factor de impacto 3.471
- Filipe Gonzalez, Duarte Martins, Jacobo Bacariza, Rui Gomes, Antero Fernandes. Portal Vein Pulsatility, A Better Indicator of Volume Status in COVID-19? Cardiology and Cardiovascular Medicine 4 (2020): 715-717. Factor de impacto 3.5
- Marinheiro R, Martins D, Mendes I, Anjos R. The role of three-dimensional computed tomography angiography in accurate characterization of multiple pulmonary stenosis. Cardiol J. 2020;27(2):212-213. doi: 10.5603/CJ.2020.0049. PMID: 32463105. Factor de impacto 1.669
- Rato J, Ataíde R, Martins D, Moldovan O, Cavaco D, Anjos R. Miocardiopatía arritmogénica del ventrículo derecho en pacientes jóvenes con miocarditis: una asociación oculta. Revista Española de Cardiología, Volume 73, Issue 5, 2020, Pages 424-426, ISSN 0300-8932, https://doi.org/10.1016/j.recesp.2019.10.011. Factor de impacto 4.642
- Rato J, Cordeiro Mendes S, Sousa A. et al. The Influence of Atrial Strain on Functional Capacity in Patients with the Fontan Circulation. Pediatr Cardiol 41, 1730–1738 (2020). https://doi.org/10.1007/s00246-020-02435-7 Factor de impacto 1.584
- Rato J, Sousa A, Cordeiro S, Mendes M, Anjos R. Sports practice predicts better functional capacity in children and adults with Fontan circulation. Int J Cardiol. 2020 May 1;306:67-72.
- Rato J, Ataíde R, Teixeira A. Giant pseudo-aneurysm of the right ventricular outflow tract after Tetralogy of Fallot repair. Cardiol Young. 2020 Sep;30(9):1332-1334.
- Rato J, Vigneswaran TV, Simpson JM. Speckle-Tracking Echocardiography for the Assessment of Atrial Function during Fetal Life. J Am Soc Echocardiogr. 2020 Nov;33(11):1391-1399.
- Santos N, Almeida T, Janeiro MC, et al Pulmonary artery sling: a rare cause of stridor and respiratory distress. BMJ Case Reports CP 2020;13:e233793. Factor de impacto NA
- Fogaça da Mata M, Rebelo M, Sousa H S, Rocha A, Miguel P, Ramos F O, Costa-Reis P. Sinus node disfunction in an adolescent with systemic lupus erythematosus. 2021 Feb;30(2):342-346. Doi: 10.1177/0961203320974091. Epub 2020 Nov 20
Publicações Nacionais por extenso do Serviço desde 2015 (16):
- Prosthetic mitral valve thrombosis in pregnancy: From thrombolysis to anticoagulation. Cardoso G, Aguiar C, Andrade MJ, Patrício L, Freire I, Serrano F, Anjos R, Mendes M. Rev Port Cardiol. 2015 Jan 7. pii: S0870-2551(14)00316-3. doi: 10.1016/j.repc.2014.09.007. 0.45 Impact Factor
- Double aortic arch as cause of persistent stridor: Sequential imaging for preoperative assessment. Sanches B, Rebelo D, Brito S, Anjos R, Lobo L, Bandeira T, Saianda A. Rev Port Cardiol. 2015 Oct;34(10):629-630. doi: 10.1016/j.repc.2015.04.005. Epub. 2015 Sep 19. 0.45 Impact Factor
- Dyspnea in a nonagenarian: The usual suspects, an unexpected culprit. Madeira S, Raposo L, David R, Marques A, Andrade Gomes J, Cardim N, Anjos R. Rev Port Cardiol. 2015 Sep;34(9):559.e1-6. doi: 10.1016/j.repc.2015.01.018. Epub 2015 Aug 28. 0.45 Impact Factor
- Natural history of Brugada syndrome in a patient with congenital heart disease. Silva D, Martins FM, Cavaco D, Adragão P, Silva MM, Anjos R, Ferreira Á, Gaspar IM. -Rev Port Cardiol. 2015 Jul-Aug; 34(7-8):493.e1-4. doi: 10.1016/j.repc.2014.12.007. Epub 2015 Jul 4. 0.45 Impact Factor
- Complex Congenital Heart Disease: The Influence of Prenatal Diagnosis. Correia M, Fortunato F, Martins D, Teixeira A, Nogueira G, Menezes I, Anjos R. - Acta Med Port. 2015 Mar-Apr;28(2):158-63. Epub 2015 May 29. 0.36 Impact Factor
- Severe reversible left ventricular dysfunction in an infant. Araújo AR, Mendes IC, Magro P, Teixeira A, Neves JP, Anjos R. -Rev Port Cardiol. 2015 May;34(5):365-6. doi: 10.1016/j.repc.2015.01.003. Epub 2015Apr 30. -0.45 Impact Factor
- Prosthetic mitral valve thrombosis in pregnancy: from thrombolysis to anticoagulation. Cardoso G, Aguiar C, Andrade MJ, Patrício L, Freire I, Serrano F, Anjos R, Mendes M. -Rev Port Cardiol. 2015 Jan;34(1):71.e1-5. doi: 10.1016/j.repc.2014.09.007. Epub 2015 Jan 8. 0.45 Impact Factor
- Filipa Mestre Dias, Susana Cordeiro, Isabel Menezes, Graça Nogueira, Ana Teixeira, Marta Marques, Miguel Abecasis, Rui Anjos. Cardiopatia Congénita em Crianças com Síndrome de Down: O que Mudou nas Últimas Três Décadas? Acta Med Port, Outubro 2016
- Ana Rita Araújo Silva, Inês Carmo Mendes, Susana Cordeiro, Rui Anjos. Severe left ventricular outflow tract obstruction. Rev Port Cardiol. 2016; 35(6): 383---384
- Costa Catia, Anjos Rui, Martins Duarte, Canada Manuel. The role of three dimensional transesophageal echocardiography in percutaneous closure of atrial septal defects associated with aneurysm of the atrial septum. Rev Port Cardiol. 2017 Mar;36(3):225-226. doi: 10.1016/j.repc. 2016.04.018. Epub 2017 Feb 21.
- Fetal giant cardiac tumor - Mendes IC, Araújo AR, Anjos R, Teixeira A. Rev Port Cardiol. 2017 Sep;36(9):673-674. doi: 10.1016
- Rato J, Martins DS, Cordeiro S, Rebelo M, Anjos R. Estenose Aórtica Fetal: sobreviver no limite. Acta Obstet Ginecol Port. 2018;12(2): 145-149.
- Rato J, Rebelo M, Borges A. Pediatric use of anthracyclines and cardiotoxicity: Review of new screening and therapeutic methods. Revista Portuguesa de Oncologia. 2019;3(1): 28-31.
- Rato J, Alves D, Rodrigues L. Passive transfer of Hepatitis B antibodies through intravenous immunoglobulin in a neonate. Accepted for publication by Acta Medica Portuguesa (July 2019).
- Rita Ataíde Silva, Noémia Rosado da Silva, Cristina Camilo, Ana Gaspar, Oana Moldovan, Mónica Rebelo. Paragem cardiorrespiratória pediátrica extra-hospitalar – experiência de 11 anos e necessidade de uma abordagem sistematizada. Revista Portuguesa de Cardiologia, Outubro 2019, aceite para publicação
- Rato J, Rebelo M, Anjos R, Moreno T, Bandeira T, Saianda A, Ferreira R. Cardiovascular compromise in children with neuromuscular disease with respiratory disturbance. An audit for better follow-up. Accepted for publication by Portuguese Journal of Pediatrics (July 2019).
Acesso e Contactos
Localização: piso 4 do Hospital de Santa Cruz
Secretariado: 210 433 121 | 210 433 170