COVID-19
Serviço de Dermatologia – Retoma de Actividade
O Serviço de Dermatologia tem retomado gradualmente a sua actividade habitual. Assim, a grande maioria das consultas já são presenciais.
Mais concretamente:
- Todas as primeiras consultas são presenciais;
- As consultas subsequentes poderão ser presenciais ou telefónicas.
Se não for contactado pelo serviço com a informação que a sua consulta será não presencial, desloque-se ao hospital para uma consulta normal.
Se a sua consulta for presencial, dirija-se à consulta apenas na hora marcada. À entrada do hospital será efectuada uma triagem, em tendas situadas no exterior, onde lhe será fornecida uma máscara caso não a possua. O acesso à sala de espera será condicionado. Só serão admitidos acompanhantes em casos de doentes não autónomos e crianças - 1 acompanhante por doente.
- Aos utentes com medicação fornecida pela Farmácia Hospitalar serão igualmente efetuadas consultas de seguimento pelo telefone onde serão prestadas todas as informações necessárias para renovação do receituário.
- As cirurgias adiadas estão a ser remarcadas gradualmente. É possível que lhe seja pedida realização de teste COVID antes da cirurgia. Nestes casos, o utente será sempre contactado telefonicamente de forma atempada, para fornecimento de toda a informação necessária.
- Utentes em tratamento de Enfermagem no Serviço de Dermatologia devem dar continuidade ao mesmo no Centro de Saúde, sempre que possível.
Qualquer questão, contacte-nos diretamente para:
Telefone: 210 432 701/2
Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
A equipa do Serviço de Dermatologia mantém a sua actividade com as condicionantes que se impõem,
para servir da melhor forma os cidadãos neste período difícil.
Direcção
Direção: Dra. Maria Isabel Faro Viana
Enfermeiro Chefe: Enfª Maria Suzana Teixeira Pinto
Administrador Hospitalar: Dra. Gabriela Domingues
Corpo Clínico
Médicos: Assistentes Graduados Dra. Maria Isabel Faro Viana Interno - Complementar Dr. Alexandre Catarino
|
Enfermeiros:
Maria Suzana Teixeira Pinto |
Assistentes Operacionais / Técnicos:
Laurinda Gomes |
Actividade Assistencial
Consulta de Dermatologia Geral - Responsável Dra. Lurdes Ferreira
Envolve todos os elementos da equipa e funciona diariamente de manhã e à tarde, tendo sido acrescentadas ou implementadas as seguintes valência:
Consulta de Dermatologia Pediátrica responsável - Dra. Cristina Claro
Nesta consulta observam-se crianças e adolescentes até aos 15 anos, é uma consulta orientada para as patologias da idade pediátrica e para as características particulares desta população.
Consulta de Lesões pigmentadas – responsável: Dra. Goreti Catorze
Destina-se ao estudo registo e acompanhamento de doentes com lesões melanocíticas, tendo como principal objetivo a prevenção, diagnóstico precoce e tratamento atempado de melanoma maligno.
É fundamental e imprescindível para esta consulta a existência de um dermatoscópio digital – fotofinder- que permite o registo computorizado das imagens fotográficas clínicas e dermatoscópicas para seguimento das mesmas.
A referenciação para esta consulta é feita exclusivamente pela equipa de dermatologistas através da consulta de Dermatologia geral ou de outra consulta dermatológica.
Consulta de Imunodeficiência – responsável- Dr. Rui Marcos
Esta valência funciona já no CHLO desde 1996, com uma consulta quinzenal.
Destina-se ao acompanhamento e diagnóstico de afecções cutâneas em doentes seropositivos para o HIV 1 e 2 e reflecte a colaboração com outros serviços, como o serviço de Infecciologia e Medicina Interna.
Recebe também doentes referenciados de outros hospitais da ARSLVT, como por exemplo da consulta de infeciologia do HFF
Consulta/Secção de Fotodermatologia/Fototerapia – responsável: Dr. Rui Themido
O serviço de Dermatologia tem a capacidade de estudar as doenças desencadeadas ou agravadas pela luz, através de estudos fotobiológicos (Fotodermatologia) e de tratar doenças (psoríase, vitíligo, linfoma cutâneo de células T, eczema, entre outros) que são sensíveis à radiação ultravioleta (Fototerapia). Esta consiste na exposição da pele, sob controlo médico, em cabine emissora de ultravioletas A ou B, combinada com a toma de medicamento fotossensibilizante sistémico (psoraleno) que aumenta a sensibilidade aos ultravioletas.
Consulta de Dermites de Contacto – responsável: Dra. Margarida Dias
Com periodicidade trissemanal, destina-se à realização de provas epicutâneas em doentes com suspeita clínica de dermite de contacto alérgica, referenciados através da consulta geral de dermatologia ou de alergologia.
Já a funcionar anteriormente, o aumento do número de consultas de dermatologia geral decorrente da integração da equipa do centro de Dermatologia Médico-Cirúrgica de Lisboa neste hospital, levou á necessidade de aumentar o número de consultas desta valência.
Após a realização dos testes, os doentes são informados dos resultados positivos, das possíveis fontes de sensibilização e de medidas de prevenção e proteção individual em relação aos alergénios implicados na sensibilização.
Consulta de Psoríase – responsável: Dr. Rui Themido
Esta consulta destina-se ao seguimento de doentes com formas graves de psoríase que necessitam de terapêutica sistémica e acompanhamento mais apertado.
Consulta de Doenças Autoimunes- responsável: Dr. João de Sousa
A pele como órgão alvo de auto-imunidade em doenças cutâneas como as designadas dermatoses bolhosas ou no âmbito das conectivites justifica a existência de consulta especializada.
Da experiência adquirida na formação dermatológica no serviço de Dermatologia do Hospital de Santa Maria iniciada em 1990, aliada à execução regular, desde então, de técnicas de imunofluorescência directa e indirecta para a pesquiza de autoanticorpos na pele e sangue, dirigidos contra estruturas cutâneas, permitiu a criação desta consulta.
Esta consulta, bem como a execução das técnicas descritas teve continuidade no Centro de Dermatologia Médico-cirúrgica da ARS de Lisboa desde 1998. Como seria de esperar, esta área da dermatologia foi transferida para o renovado Serviço de dermatologia do Hospital Egas Moniz, integrado no CHLO.
A consulta de Dermatologia-Doenças Auto-imunes é semanal, funciona às 3as feiras a partir das 13h30, e é agendada através de referenciação por consulta de dermatologia geral ou outra consulta externa do CHLO, sendo canalizados também através do ALERT, os pedidos de consulta dos centros de saúde cujas patologias o justifiquem.
Têm indicação para avaliação ou seguimento nesta consulta todas as patologias auto-imunes com envolvimemto cutâneo:
- Conectivites (ex: Lupus eritematoso, Dermatomiosite, Esclerodermia)
- Dermatoses bolhosas Auto-imunes (ex: Pênfigos, Penfigóides, Dermite Herpetiforme, Epidermólise Bolhosa adquirida)
Para o seu funcionamento é indispensável para além da Dermatopatologia a realização de exames de imunofluorescência da responsabilidade do Dr. João de Sousa com a cooperação técnica do serviço de Anatomia patológica.
Consulta de Úlcera de perna – responsável: Dra. Lurdes Ferreira
Com periodicidade bimensal nela são observados e tratados doentes com úlcera de perna referenciados através do ALERT ou através da consulta de Dermatologia geral.
Cirurgia Dermatológica
O Centro de Dermatologia Médico-Cirúrgica possuía vertente cirúrgica preferencial e era desde há muitos anos, centro de referência para o tratamento cirúrgico de neoplasias cutâneas.
A integração da sua equipa no CHLO manteve esta característica sendo dada particular relevância à Cirurgia dermatológica clássica e á Cirurgia micrográfica de Mohs. (responsáveis: Dr. Rui Themido e Dr. José Labareda respectivamente)
Cirurgia Clássica
O Centro de Dermatologia Médico-Cirúrgica possuía vertente cirúrgica preferencial e era desde há muitos anos, centro de referência para o tratamento cirúrgico de neoplasias cutâneas.
A integração da sua equipa no CHLO manteve esta característica sendo dada particular relevância à Cirurgia dermatológica clássica e á Cirurgia micrográfica de Mohs. (responsáveis: Dr. Rui Themido e Dr. José Labareda respectivamente)
A Cirurgia micrográfica de Mohs - tem a designação eponímica do Dr. Frederic Mohs, que a desenvolveu. Destina-se ao tratamento de neoplasias malignas cutâneas primárias e/ou recidivadas, localizadas em áreas específicas como a face, couro cabeludo, pavilhões auriculares, onde a necessidade de extirpação total do tumor se alia à necessidade de poupar tecido são. É uma técnica morosa que exige recursos humanos e materiais vários: durante muitos anos realizou-se, a nível nacional, apenas no Centro de Dermatologia Médico-Cirúrgica de Lisboa tendo sido agora transposta para o Serviço de Dermatologia do CHLO; este método exige a articulação e colaboração com o Serviço de Anatomia patológica deste hospital que colabora como apoio técnico que engloba a recolha da peça na sala de operações e preparação de cortes de congelação para observação, durante o tempo operatório, pelo cirurgião responsável.
A dimensão de alguns tumores leva por vezes à necessidade de articulação com o Serviço de Cirurgia plástica que tem colaborado no encerramento de alguns casos mais problemáticos. Esta boa relação que se estabeleceu desde logo tem sido uma mais-valia para o tratamento de alguns doentes que exigem uma abordagem multidisciplinar.
Dermatopatologia – responsável: Dra. Isabel Faro Viana
A Dermatopatologia é a área da Dermatologia que se dedica ao estudo e diagnóstico microscópico das afeções da pele, mucosas e anexos. Valência integrante da especialidade de Dermatologia é hoje considerada subespecialidade pela Ordem dos médicos.
No serviço de Dermatologia do CHLO esta área é assegurada medicamente por um dermatologista com a referida subespecialidade e do ponto de vista técnico pelo laboratório de anatomia patológica.
Acesso e Contactos
Localização: edifício X do Hospital de Egas Moniz
Secretariado: 210 432 701/702
E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.