COVID-19
Obedecendo às mais recentes orientações da Direção-Geral da Saúde no combate à pandemia relacionada com o Covid-19, é tomado um conjunto de medidas que contribuem para reduzir o risco de transmissão directa e indirecta, através da redução de contactos sociais.
No que diz respeito às consultas externas de Nefrologia e restantes consultas sob a responsabilidade desta especialidade (Hipertensão, Lípidos, Litíase Renal, Reno-Cardíaca, Doença Poliquística, Opções) são desmarcadas todas as primeiras consultas e a maior parte das consultas de seguimento, com remarcação para datas a serem posteriormente comunicadas.
No entanto, quer pelo reconhecimento da existência de situações específicas que, pelo seu grau de urgência, necessitam de atendimento e orientação mais urgentes, quer pelo potencial de importante perturbação do adequado tratamento em curso, são criadas as seguintes medidas mitigadoras:
● Em relação às primeiras consultas, facilita-se o contacto telefónico para discussão e esclarecimento sobre opções específicas existentes, entre o médico que faz o pedido e o nefrologista, devendo este ocorrer entre as 08h30 e as 17h00, de segunda a sexta feira, para o nº 210 433 100, que orientará de forma adequada. Fora deste horário, para situações criteriosas de maior urgência, sugere-se o contacto geral do Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental (CHLO) (210 433 000), que contactará o Nefrologista de serviço. Sempre que possível, deverá ser privilegiado o contacto por email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. , que dará resposta em tempo útil.
● As segundas consultas serão avaliadas pelos nefrologistas respectivos e os casos selecionados terão a possibilidade de efectuar consultas telefónicas no mesmo horário em que decorreriam as consultas presenciais marcadas. Para tal, os doentes serão atempadamente contactados e avisados para estar telefonicamente acessíveis, usando os dispositivos telefónicos cujos números constam nos seus processos hospitalares.
● Os exames e análises existentes apenas na posse dos doentes (identificados através do número hospitalar) porque realizados fora do CHLO, deverão ser antecipadamente enviados por e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. , com a indispensável identificação completa, nome do médico assistente e dia previsto para a consulta (o eventual desconhecimento do nome do médico não deve impedir o envio dos dados disponíveis).
● Para agilizar e optimizar a consulta telefónica, recomenda-se que os doentes estejam na posse da lista de medicamentos a requerer receituário e que possuam uma lista de dúvidas pré-estabelecida, a ser discutida durante a consulta.
● O pedido de novas análises e exames, será feito nos moldes habituais e serão efectuadas marcações, cujas datas serão posteriormente comunicadas por email ou telefone, o mesmo se passando com o agendamento da consulta subsequente.
Direcção
Coordenador Interino: Prof. Doutor André Luiz Loureiro Weigert
Enfermeira Chefe: Enfª Rita Reis Carvalho
Administrador Hospitalar: Dra. Alda Martinho
Corpo Clínico
Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental
Serviço de Nefrologia
Médicos: |
Enfermeiros: |
Assistentes Operacionais Assistentes Técnicos |
Serviços de Apoio |
Diretor de Serviço:
Chefe de Serviço/Coordenador da Transplantação Renal:
Assistentes Hospitalares Graduados: Dra. Helena Boquinhas Prof. André Weigert Dra. Augusta Gaspar Dra. Hermínia Estibeiro Dr. Jorge Dickson Dra. Margarida Bruges Dra. Margarida Gonçalves Dra. Teresa Adragão Dra. Cristina Jorge Dr. Artur Mendes Dr. Carlos Lucas Dra. Célia Gil Dra. Patrícia Branco Dr.ª Carla Rocha Dra. Patrícia Matias Dra. Rita Birne
Dr.ª Ana Rita Martins Dr.ª Célia Nascimento Dr. João Sousa Torres Dr.ª Sara Querido Dr. Pedro Fidalgo Dr. Ivo Laranjinha Dr. Tiago Carvalho
Internos de Formação Específica Nefrologia: Dra. Eunice Cacheira Dra. Ana Rita Calça Dra. Rita Barros Veríssimo Dra. Catarina Mateus Dr. Luís de Sousa
|
Enfermeira Chefe:
Unidade de Hemodiálise: Hélia Bernardes Elisabete Avelar Dias Elsa Maria Moura Ana Lurdes Ramos Viegas Zélia Dias Seixas Martins Maria José Adriano Ana Maria Neves Eurídice Coimbra Marques Emília Almeida Bento Elsa Maria Carmo Maria Adelina Russo Pinto José Barreira Pires Sílvia Polónio Pereira Francisco Henoch Gama Carla Sofia Lopes Tânia Regina Madeira Sandra Maria Atalho Ana Filipa Graça João Costa Pinto Ana Teresa Ribeiro
Diálise Peritoneal: Sara Patrícia Castro Lobo
Internamento: Coordenadora: Alexandra Maria Crespo Cristina Lobo Oliveira (Col. Gestão)
Manuel Esteves Simões Maria João Figueiredo Ramos Maria da Luz do Nascimento Maria Pamela Miranda Vânia Rodrigues Ferreira Bruno Gaspar Vicente Ricardo Pinto Fernandes Joana Gavilanes Sousa Joana Gonçalves Pinto Ricardo Jorge Matos Dinis Paulo Campos Marques Catarina Machado Esteves Raquel Domingues Sequeira Ana Lúcia Pereira Sara Cruz Alves Teresa Rodrigues Silva Ana Raquel Lourenço Vanessa Loureiro Nelas Tânia Isabel Almeida Pedro Miguel Lopes Rui Jorge Garcia Lopes Pedro Nogueira Raquel Deus da Loura Dora Domingues Ribeiro Solange Barbosa Ana Lisete Sousa Carla Sofia Magalhães Carla Isabel Monteiro André Filipe dos Santos Joana Coelho Ana Filipa Gabirra Beatriz Carvalhal Juliana Ferreira Ana Rita Nascimento Mariana Ribeiro Cristiana Silva Mariana Margarido
|
Assistentes Operacionais: Ana Daniel Berta Reis Rosária Cunha Fernanda Pinto Elsa Azevedo Sara Ribeiro Tânia Viseu Cátia Barbosa Paula Parreira Débora Paiva Felicia Duarte
Assistentes Técnicos: Rosário Delgado Kátia Duarte Maria do Carmo Galamba
|
Assistente Social: Dra. Gabriela Paim
Nutricionista: Dra. Rita Calha
|
Actividade Assistencial
Um pouco da história do Serviço…
Criado em 1980, sob a égide do Prof. Doutor Jacinto Simões, no Hospital de Santa Cruz, chamou-se inicialmente Serviço de Medicina Interna e Nefrologia, constituindo uma estrutura assistencial comum às duas especialidades.
Desde a sua origem, o Serviço de Nefrologia foi acompanhando a evolução tecnológica e científica desta área de conhecimento, tendo sido pioneiro na introdução, em Portugal, de diversas técnicas (ver adiante).
Em 29 de Dezembro de 2005 o Hospital de Santa Cruz foi integrado no Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental (CHLO) conjuntamente com os hospitais de Egas Moniz e de S. Francisco Xavier, passando toda a assistência nefrológica a estar centralizada neste serviço, que se constituiu como uma das valências do Departamento de Medicina.
O serviço tem uma longa tradição nas áreas académica e científica, tendo colaborado na formação pré-graduada com as duas Faculdades de Medicina de Lisboa, sido responsável pela formação de várias gerações de especialistas em Nefrologia, e contribuído para a investigação clínica em Nefrologia através de numerosos trabalhos e publicações em jornais científicos nacionais e internacionais, organização de reuniões científicas, entre outros.
O Serviço de Nefrologia foi pioneiro em Portugal na área da Diálise Peritoneal Crónica Ambulatória, na área da transplantação renal Dador Vivo; na área do tratamento da hipercolesterolemia, tendo sido único em Portugal durante vários anos a executar a técnica de LDL-aférese e em ligação com o Serviço de Cardiologia no tratamento da hipertensão resistente com a técnica da desnervação renal.
carteira de serviços
Área de influência
Presentemente, o Serviço de Nefrologia assume o apoio nefrológico a todas as unidades do CHLO, bem como à população (cerca de 450 000 habitantes) e aos outros hospitais da sua área de influência: Hospital Ortopédico José de Almeida, Hospital Prisional de Caxias e Hospital de Cascais. Presta assistência e apoio de internamento específico a uma população de cerca de 800 doentes hemodialisados em centros extra-hospitalares da sua área geográfica. Através da sua Consulta Externa recebe doentes referenciados pelos diversos hospitais e Unidades de Cuidados de Saúde Primários da área de influência do CHLO. Não obstante esta delimitação geográfica, dadas as suas características, são-lhe referenciados doentes de todo o país.
Unidade de Internamento
Para efeitos de internamento, o Serviço dispõe de 27 camas. Existe uma Enfermaria de 22 camas, distribuídas por quartos de 2 a 5 camas, e uma Unidade de Cuidados Intermédios com 5 camas. Esta unidade destina-se a doentes clinicamente instáveis, e dispõe de monitorização invasiva e não invasiva de parâmetros hemodinâmicos e traçado electrocardiográfico, material para suporte básico e avançado de vida, rampas de gases e vácuo, capacidade para ventilação mecânica.
Unidade de Hemodiálise
(Unidade certificada pela SGS desde Junho de 2014)
A Unidade de Hemodiálise, em funcionamento desde 1980, dispõe de 21 monitores para 15 postos, distribuídos por 4 salas. Nesta unidade são dialisados os doentes internados no Hospital e um conjunto de doentes ambulatórios crónicos, com regime de isolamento para casos de doença pelo VIH ou de infecção pelo vírus da Hepatite B. Para além da Hemodiálise, são executadas várias técnicas de tratamento dependentes de circulação extra-corporal, como a plasmaferese, hemoperfusão, etc. A unidade tem um dos maiores programas de Hemodiálise ambulatória hospitalar.
Unidade de LDL Aférese
A LDL Aférese destina-se a remover o excesso de colesterol do sangue, em certos casos que não são controláveis pela terapêutica médica. Os tratamentos de LDL Aférese foram iniciados, com regularidade, em 1996 sendo este, até 2009, o único centro, a nível nacional, a assegurar este tipo de tratamento.
Unidade de Diálise Peritoneal
Unidade certificada pela SGS desde Junho de 2014
Iniciou a sua actividade em 1981, tendo sido uma unidade pioneira na zona Sul do país. O programa tem cerca de 90 doentes, tratados com programas diversificados de diálise peritoneal manual ou automática, tendo extensa experiência com todo o tipo de material e soluções disponíveis em Portugal. A Unidade tem um dos maiores programas de Diálise Peritoneal do país.
Unidade de Transplantação Renal Dr. António Pina
A unidade de Transplantação é partilhada com o serviço de Cirurgia III do CHLO.
A partir de 2008 a Unidade de Tranpslantação do Hospital de Santa Cruz, Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental, EPE, passou a denominar-se Unidade Transplantação Renal António Pina, em memória a este cirurgião, grande impulsionador da tranpslantação renal neste hospital, que prematuramente nos deixou nesse ano.
Esta unidade começou a funcionar em 1985, tendo sido pioneira, em Portugal, na transplantação de doentes com infecção pelo vírus da Hepatite B e VIH (1980), na transplantação renal com dador vivo (1994), e na transplantação renal com dador não aparentado(2008). Realizam-se, actualmente, cerca de 60 transplantes renais por ano.
Unidade de Angiografia de Intervenção em Acessos Vasculares
A actividade de intervenção sobre acessos vasculares iniciou-se com regularidade em 2003, tendo-se constituído como unidade funcional específica do serviço a partir de 2008
Ocupa, cerca de 12 horas semanais no Serviço de Imagiologia, onde são colocados mais de 220 catéteres tunelizados e realizados mais de 450 procedimentos angiográficos por ano. Esta actividade constitui um inestimável apoio à comunidade de doentes renais crónicos em diálise no que toca à gestão dos acessos vasculares. Além da intervenção endovascular, esta unidade efectua mapeamento vascular por doppler
Sala de Técnicas
Sala própria com ambiente asséptico para execução de Biopsias Renais, ósseas e colocação de catéteres para hemodiálise.
Consulta Externa
São asseguradas as Consultas de Nefrologia Clínica, transplantação, de Hipertensão Arterial e de Dislipidémia, que recebem doentes referenciados por Serviços hospitalares e Centros de Saúde. Criada recentemente, a Consulta de Opção Terapêutica destina-se a preparar a população com doença renal crónica avançada para o novo ciclo de vida que se inicia com a escolha de terapêutica substitutiva da função renal.
Investigação
O Instituto Nefrológico de Investigação (ISNI) é uma estrutura criada em 1997, em estreita ligação com o serviço, que se destina à promoção da investigação básica e clínica na área da Nefrologia. Dispõe de um laboratório de investigação e biotério de manutenção licenciado. Pelo ISNI têm formado vários projectos de doutoramento.
Formação
O Serviço tem idoneidade total para a formação de internos da especialidade de Nefrologia, tendo regularmente um número variável de médicos internos em formação, bem como estagiários das especialidades de Medicina Interna, Urologia, etc.
A equipa de Enfermagem colabora regularmente com as Escolas Superiores de Enfermagem da região de Lisboa na formação pré e pós-graduada de alunos e estagiários.
Relatórios de Actividade
Ensino e Investigação
Colabora na formação de estudantes de enfermagem nos cursos de licenciatura, pós-graduação e mestrado e tem protocolos com: Escola Superior de Enfermagem de Lisboa; Instituto Politécnico de Beja; Universidade Católica Portuguesa; Instituto Politécnico de Santarém; Instituto Politécnico de Leiria; Escola Superior de Enfermagem São Francisco das Misericórdias; Escola Superior de Saúde Ribeiro Sanches; Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa.
Simpósio Anual de Nefrologia
2009 - 2018