ULSLO introduz tratamento LASER inovador para nódulos da tiroide

Atualizado em 25 junho 2024
A Unidade Local de Saúde de Lisboa Ocidental implementou um novo tratamento percutâneo por LASER  da patologia nodular da tiroide, uma alternativa à cirurgia convencional. Esta abordagem inovadora, segura e menos invasiva, implicou a aquisição de um ecógrafo especial, o primeiro do género nos hospitais do Serviço Nacional de Saúde, que já está a ser utilizado.
 

O novo tratamento, implementado pela Unidade Funcional de Tiroidologia do Serviço de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo, sediado no Hospital de Egas Moniz, consiste na termo-ablação por LASER  dos nódulos da tiroide. Nesta abordagem, é inserida uma agulha especial (conectada a um aparelho de LASER ) no nódulo por forma a destrui-lo pela ação térmica do LASER . Os nódulos tratados sofrem depois uma redução progressiva de volume ao longo dos meses e anos seguintes.

Catarina Saraiva, médica do Serviço de Endocrinologia e responsável pela implementação, sublinha que o tratamento de nódulos da tiroide com LASER oferece várias vantagens. Por um lado, é menos invasivo do que a cirurgia, pois não implica incisões na pele. A recuperação acaba também por ser mais rápida do que nos procedimentos cirúrgicos tradicionais, com menos dor e desconforto para os doentes.

A especialista destaca ainda o menor risco de complicações e a preservação de tecido tiroideu saudável. “O LASER  é altamente preciso e direcionado, o que permite que os médicos preservem o tecido saudável ao redor da área afetada e por isso sem alteração do funcionamento da tiroide”, explica.

“O tratamento com LASER tem demonstrado ser eficaz na redução do tamanho dos nódulos da tiroide e no alívio dos sintomas associados, proporcionando resultados positivos para os doentes (redução de 50-70% do volume dos nódulos)”, salienta João Sequeira Duarte, diretor do Serviço de Endocrinologia.

A seleção dos doentes com indicação para o procedimento é avaliada em reunião multidisciplinar, composta por várias especialidades, por forma a garantir que é abordagem mais indicada e em conformidade com as mais recentes diretrizes científicas. Além da intervenção na patologia da tiroide, o novo equipamento poderá vir a ser utilizado noutras especialidades, nomeadamente Urologia e Gastroenterologia.

Topo