A Unidade Local de Saúde de Lisboa Ocidental chegou, no passado dia 12 de junho, aos mil partos realizados desde o início do ano, com a maternidade do Hospital de São Francisco Xavier a registar um aumento significativo nos nascimentos face ao mesmo período do ano passado. A 18 de junho, registava-se um total acumulado de 1046 partos, numa média de 6,2 por dia e uma subida de 19,27% em relação a 2023.
Temos praticamente um empate entre rapazes e raparigas, com uma ligeira vantagem para os rapazes.
Fernando Cirurgião, diretor do Serviço de Obstetrícia da ULSLO, sublinha que este balanço reflete bem o esforço dos profissionais e também a preferência das utentes, que valorizam as condições da maternidade do São Francisco Xavier. “Sentimos essa preferência quer pelas condições que temos para o nascimento, com salas individuais desde a admissão, até ao pós-parto”, frisa. “Chegarmos aos mil partos é um número simbólico, que reflete o trabalho e a dedicação da equipa mesmo quando sabemos que existem mais dificuldades”.
O responsável reforça o apelo para que as utentes contactem sempre o SNS24 (808 24 24 24) antes de se deslocarem à Urgência de Obstetrícia do Hospital de São Francisco Xavier, para um melhor encaminhamento. “Mesmo nos dias em que a urgência obstétrica está encerrada a admissões ‘pelo próprio pé’, muitas vezes é possível encontrar resposta para as utentes que nos são referenciadas pelo SNS24 e 112. Este contacto prévio com o SNS24 é uma forma de as equipas que estão a trabalhar se poderem dedicar às situações em que é de facto necessária uma ida à urgência”, salienta Fernando Cirurgião.
A ULSLO agradece o empenho de todos os profissionais que garantem o funcionamento da Obstetrícia e a preferência e colaboração de todas as utentes.