O Doente e a sua Segurança

Este centro hospitalar envida todos os esforços para oferecer cuidados de saúde centrados no doente e, esta expressão envolve atitudes humanas como empatia e solidariedade, que vão dar resposta aos valores, preferências e necessidades individuais, assegurando que as decisões clínicas se guiam pelo respeito aos seus valores.

A Segurança do Doente é neste contexto, uma preocupação major do nosso centro. Na verdade, é uma preocupação à escala global.

O que é um facto é que hoje em dia, os cuidados de saúde caracterizam-se por haver Mais para Saber, Mais para Gerir e Mais para Vigiar, além de terem um muito Maior número de Pessoas envolvidas. Na maior parte do mundo, o avanço do conhecimento e da tecnologia foi superior à capacidade de organização e de prestação na saúde. Parte da explicação reside na existência de constrangimentos de vária ordem e transversais a numerosos países mas, a realidade é que, deste desfasamento resulta uma carga de risco potencial que constitui uma preocupação em todo o mundo.

Um objectivo premente da comissão europeia é estabelecer e garantir, neste âmbito, a segurança dos cidadãos europeus que utilizam os cuidados de saúde. O ministério da saúde português tem respondido através de normas, procedimento e circuitos, de modo a solucionar as questões mais graves ou frequentes.

Saber Mais...

Julho 2016

A Comissão de Gestão do Risco do CHLO